settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado da Parábola das Ovelhas e dos Cabritos?

Resposta


A Parábola das Ovelhas e dos Cabritos faz parte do Discurso do Monte das Oliveiras. Ela se encontra em Mateus 25:31-46. Uma parábola é uma história curta e simples de comparação. Jesus usou parábolas para ensinar verdades espirituais por meio de situações terrenas.

Jesus começa a parábola dizendo que ela se refere ao Seu retorno em glória para estabelecer o Seu reino (Mateus 25:31). Portanto, o cenário desse evento é o início do milênio, após a tribulação. Todos os que estiverem na Terra naquela época serão levados perante o Senhor, e Ele os separará "à semelhança do pastor que separa as ovelhas dos cabritos; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda" (versículos 32-33). As ovelhas são aqueles que foram salvos durante a tribulação; os bodes são os não salvos que sobreviveram à tribulação.

As ovelhas à direita de Jesus são abençoadas por Deus, o Pai, e recebem uma herança. O motivo é declarado: "Quando te vimos doente, ou na prisão, e fomos visitar-te? E o Rei lhes responderá: Em verdade vos digo que sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, ainda que dos mais pequeninos, a mim o fizestes. (versículos 39-40).

Os bodes à esquerda de Jesus são amaldiçoados com o fogo eterno do inferno, "preparado para o diabo e seus anjos" (versículo 41). A razão é dada: eles tiveram a oportunidade de ministrar ao Senhor, mas não fizeram nada (versículos 42-43). Os condenados perguntam: "Então, eles também perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou sem roupas, ou doente, ou na prisão, e não cuidamos de ti?" (versículo 44). Jesus responde: "Em verdade vos digo que sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de fazê-lo a mim" (versículo 45).

Jesus então termina o discurso com um contraste: "E eles irão para o castigo eterno, mas os justos irão para a vida eterna" (versículo 46).

Na Parábola das Ovelhas e dos Bodes, estamos vendo o homem redimido e salvo, e o homem condenado e perdido. Uma leitura casual parece sugerir que a salvação é o resultado de boas obras. As "ovelhas" agiram com caridade, dando comida, bebida e roupas aos necessitados. Os "bodes" não demonstraram caridade. Isso parece resultar em salvação para as ovelhas e condenação para os bodes.

No entanto, as Escrituras não se contradizem, e a Bíblia ensina clara e repetidamente que a salvação é pela fé por meio da graça de Deus e não por nossas boas obras (veja João 1:12; Atos 15:11; Romanos 3:22-24; Romanos 4:4-8; Romanos 7:24-25; Romanos 8:12; Gálatas 3:6-9; e Efésios 2:8-10). De fato, o próprio Jesus deixa claro na parábola que a salvação das "ovelhas" não se baseia em suas obras - a herança delas era sua "desde a criação do mundo" (Mateus 25:34), muito antes de poderem fazer qualquer boa obra!

As boas obras mencionadas na parábola não são a causa da salvação, mas o efeito da salvação. Como cristãos, nós nos tornamos semelhantes a Cristo (veja Romanos 8:29; 2 Coríntios 3:18; e Colossenses 2:6-7). Gálatas 5:22 nos diz que o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, mansidão, fidelidade e autocontrole. As boas obras na vida de um cristão são o transbordamento direto dessas características e só são aceitáveis a Deus por causa do relacionamento que existe entre o servo e o Mestre, o salvo e seu Salvador, a ovelha e seu Pastor (veja Efésios 2:10).

A mensagem central da Parábola das Ovelhas e dos Cabritos é que o povo de Deus amará os outros. As boas obras resultarão de nosso relacionamento com o Pastor. Os seguidores de Cristo tratarão os outros com bondade, servindo-os como se estivessem servindo ao próprio Cristo. Os não regenerados vivem de maneira oposta. Embora os "bodes" possam de fato realizar atos de bondade e caridade, seus corações não estão corretos com Deus, e suas ações não têm o propósito correto - honrar e adorar a Deus.

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado da Parábola das Ovelhas e dos Cabritos?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries