settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado da Parábola do Fermento?

Resposta


A Parábola do Fermento contada por Jesus é encontrada em dois dos Evangelhos. É uma história muito simples - um retrato da vida, na verdade: "Jesus lhes falou outra parábola: O reino do céu é comparável ao fermento que uma mulher misturou com três medidas* de farinha, até ficar tudo fermentado" (Mateus 13:33; cf. Lucas 13:20-21).

Jesus usa essa história como uma lição objetiva para ilustrar o reino dos céus. Uma mulher pega fermento (levedura) e o mistura na massa. Por fim, toda a massa é levedada. O que isso significa?

Primeiro, é importante definir "reino dos céus". Com isso, Jesus está se referindo ao Seu domínio como o Messias. Na era atual, o reino dos céus é espiritual, existindo no coração dos crentes (Lucas 17:21). Mais tarde, o reino se manifestará fisicamente, quando o Senhor Jesus estabelecer o Seu trono nesta Terra (Apocalipse 11:15).

Na Parábola do Fermento, aprendemos várias coisas sobre o funcionamento do reino em nossa época atual. Cada uma dessas lições tem origem na natureza do fermento.

Primeiro, o reino de Deus pode ter um início pequeno, mas crescerá. O fermento é microscópico em tamanho, e apenas um pouco é amassado na massa. No entanto, com o tempo, o fermento se espalhará por toda a massa. Da mesma forma, o domínio de Jesus começou com doze homens em um canto obscuro da Galileia, mas se espalhou por todo o mundo. O evangelho faz progresso.

Segundo, o reino de Deus exerce sua influência de dentro para fora, não de fora para dentro. O fermento faz a massa crescer a partir de dentro. Deus primeiro muda o coração de uma pessoa, e essa mudança interna tem manifestações externas. A influência do evangelho em uma cultura funciona da mesma maneira: Os cristãos em uma cultura agem como agentes de mudança, transformando lentamente essa cultura a partir de dentro.

Terceiro, o efeito do reino de Deus será abrangente. Assim como o fermento age até que a massa esteja completamente levedada, o benefício final do reino de Deus será mundial (Salmo 72:19; Daniel 2:35). "Pois, assim como as águas cobrem o mar, a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR" (Habacuque 2:14).

Quarto, embora o reino de Deus funcione de forma invisível, seu efeito é evidente para todos. O fermento faz seu trabalho lenta, secreta e silenciosamente, mas ninguém pode negar seu efeito no pão. O mesmo se aplica à obra da graça em nosso coração.

A natureza do fermento é crescer e mudar tudo com que entra em contato. Quando aceitamos Cristo, Sua graça cresce em nosso coração e nos transforma de dentro para fora. À medida que o evangelho transforma vidas, ele exerce uma influência generalizada no mundo. Ao "refletirmos como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, que vem do Espírito do Senhor" (2 Coríntios 3:18).

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado da Parábola do Fermento?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries