settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado da Parábola das Dez Virgens?

Resposta


Ao darmos uma boa olhada na Parábola das Dez Virgens (Mateus 25:1-13), devemos reconhecer desde já que tem havido muito debate quanto ao significado dessas palavras de nosso Salvador. Pelo menos um aspecto dessa parábola pode ser conhecido com absoluta certeza. O noivo é Jesus Cristo, e essa parábola descreve o Seu retorno. No Antigo Testamento (Isaías 54:4-6; 62:4-5; Oséias 2:19), Deus se retrata como o "esposo" de Israel, e no Novo Testamento (João 3:27-30; Mateus 9:15; Marcos 2:19-20), Cristo é retratado como o noivo da Igreja. A Igreja é descrita nas Escrituras como a noiva de Cristo (Efésios 5:25-32).

O cenário histórico também pode ser conhecido com bastante certeza. Ao descrever um casamento judaico do primeiro século, D. A. Carson, no Expositor's Bible Commentary, descreve o cenário da seguinte forma: "Normalmente, o noivo com alguns amigos íntimos deixava sua casa para ir à casa da noiva, onde havia várias cerimônias, seguidas de uma procissão pelas ruas - após o anoitecer - até sua casa. As dez virgens podem ser damas de honra que estavam ajudando a noiva; e elas esperam encontrar o noivo quando ele sair da casa da noiva... Esperava-se que todos na procissão carregassem sua própria tocha. Aqueles que não tivessem uma tocha seriam considerados como desmancha-prazeres ou até mesmo bandidos. As festividades, que poderiam durar vários dias, começavam formalmente na casa do noivo". A tocha era uma lâmpada com um pequeno tanque de óleo e um pavio ou uma vara com um pano embebido em óleo na extremidade, que exigia um novo embebimento ocasional para manter a chama.

De importância interpretativa, qual é o retorno de Cristo? É o Seu retorno para o arrebatamento da Igreja ou é o Seu retorno para estabelecer o Reino Milenar no final da Tribulação? Os estudiosos dispensacionalistas se dividem sobre essa questão, e não faremos nenhuma tentativa de responder a essa pergunta aqui. Independentemente de qual seja o retorno, as lições a serem aprendidas são relevantes para ambos.

A ideia geral e facilmente percebida da parábola é que Cristo voltará em uma hora desconhecida e que Seu povo deve estar pronto. Estar pronto significa preparar-se para qualquer contingência que surja em nossa vida e manter os olhos fixos em Jesus o tempo todo enquanto aguardamos ansiosamente Sua vinda. Como visto no fato de que todas as virgens estavam dormindo quando o chamado veio, isso indica que não importa o que estejamos fazendo quando Cristo voltar. Podemos estar trabalhando, comendo, dormindo ou fazendo atividades de lazer. Seja o que for, devemos estar fazendo de tal forma que não tenhamos que "consertar as coisas" (obter mais óleo) quando Ele vier. Isso se aplica à vinda de Cristo para Sua Igreja ou para os santos da Tribulação enquanto aguardam Sua segunda vinda.

Estar pronto para a volta de Cristo envolve, em última análise, uma coisa importante que se manifesta em várias áreas de nossa vida. Se quisermos estar prontos para a volta de Cristo, precisamos nascer de novo por meio da fé salvadora em Jesus Cristo... Sua morte, sepultamento e ressurreição literal dos mortos (João 3:16; 14:6; Romanos 10:9 e 10; 1 Coríntios 15:1-4; Efésios 2:1-10). A fé salvadora em Jesus Cristo se manifestará em todos os aspectos de nossa vida. O fruto do Espírito (Gálatas 5:22) começará a se manifestar. Um desejo de maior santidade e menos pecado será evidente. E uma busca constante por Sua vinda marcará nossa vida. Uma das melhores passagens que articulam a aparência da graça salvadora e da fé na vida de um crente é Tito 2:11-14: "Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens e ensinando-nos para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos neste mundo de maneira sóbria, justa e piedosa, aguardando a bendita esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador, Cristo Jesus, que se entregou a si mesmo por nós para nos remir de toda a maldade e purificar para si um povo todo seu, consagrado às boas obras."

As cinco virgens que têm o óleo extra representam os verdadeiros nascidos de novo que estão aguardando ansiosamente a vinda de Cristo. Elas têm fé salvadora e determinaram que, aconteça o que acontecer, seja um tempo longo ou circunstâncias adversas, quando Jesus voltar, elas estarão aguardando com ansiedade. As cinco virgens sem o óleo representam os falsos crentes que desfrutam dos benefícios da comunidade cristã sem o verdadeiro amor por Cristo. Elas estão mais preocupadas com a festa do que com o desejo de ver o noivo. Sua esperança é que sua associação com os verdadeiros crentes ("Dai-nos do vosso azeite" do versículo 8) os levará ao reino no final. Isso, é claro, nunca acontece. A fé de uma pessoa em Jesus não pode salvar outra. O "Senhor, Senhor" e o "Não te conheço" dos versículos 11 e 12 se encaixam muito bem na condenação de Jesus aos falsos crentes de Mateus 7:21-23: "Nem todo o que me diz Senhor, Senhor! entrará no reino do céu, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está no céu. Naquele dia, muitos me dirão: Senhor, Senhor, nós não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios? Em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que praticais o mal."

Que não sejamos encontrados "saindo para comprá-lo" (v. 10) quando Cristo voltar. Reserve um tempo agora para encher sua lâmpada com óleo e leve um pouco mais. Continue esperando e vigiando com alegria e expectativa.

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado da Parábola das Dez Virgens?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries