settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado da parábola da festa de casamento?

Resposta


Jesus contou a parábola da festa de casamento em Mateus 22:1-14. Essa parábola é semelhante, em alguns aspectos, à parábola do grande banquete (Lucas 14:15-24), mas a ocasião é diferente e ela tem algumas distinções importantes. Para entender melhor o contexto dessa história, é importante conhecer alguns fatos básicos sobre casamentos na época de Jesus.

Na sociedade judaica, os pais dos noivos geralmente redigiam o contrato de casamento. A noiva e o noivo se encontravam, talvez pela primeira vez, quando esse contrato era assinado. Nesse momento, o casal era considerado casado, mas eles se separavam até o momento da cerimônia. A noiva ficava com os pais e o noivo saía para preparar sua casa. Isso pode levar um bom tempo. Quando a casa estivesse pronta, o noivo voltaria para buscar a noiva sem aviso prévio. A cerimônia de casamento era então realizada e o banquete de casamento vinha em seguida.

O banquete de casamento era uma das ocasiões mais alegres da vida judaica e podia durar até uma semana. Em Sua parábola, Jesus compara o céu a um banquete de casamento que um rei havia preparado para o seu filho (Mateus 22:2). Muitas pessoas foram convidadas, mas quando chegou a hora do banquete e a mesa estava posta, os convidados se recusaram a comparecer (versículos 4-5). De fato, os servos do rei que trouxeram a alegre mensagem foram maltratados e até mortos (versículo 6).

O rei, furioso com a resposta daqueles que haviam sido convidados, enviou seu exército para vingar a morte de seus servos (versículo 7). Em seguida, enviou convites a todos os que seus servos puderam encontrar, o que fez com que o salão do casamento ficasse cheio (versículos 8-10).

Durante a festa, o rei notou um homem "que não se vestia de trajes nupciais" (versículo 11). Quando lhe perguntaram como ele estava ali sem o traje adequado, o homem não teve resposta e foi prontamente expulso da festa "nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes" (versículos 12-13). Jesus então termina a parábola com esta declaração: "Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos" (versículo 14).

O rei é Deus, o Pai, e o filho que está sendo homenageado no banquete é Jesus Cristo, que "veio para o que era seu, mas os seus não o receberam" (João 1:11). Israel recebeu o convite para o reino, mas quando chegou a hora de o reino aparecer (veja Mateus 3:1), eles se recusaram a acreditar. Muitos profetas, inclusive João Batista, haviam sido assassinados (Mateus 14:10). A represália do rei contra os assassinos pode ser interpretada como uma profecia da destruição de Jerusalém no ano 70 d.C. pelas mãos dos romanos (cf. Lucas 21:5). De forma mais ampla, a vingança do rei fala da desolação mencionada no livro de Apocalipse. Deus é paciente, mas não tolerará a maldade para sempre (Obadias 1:15). Seu julgamento virá sobre aqueles que rejeitarem Sua oferta de salvação. Considerando o que essa salvação custou a Jesus, esse julgamento não é bem merecido (veja Hebreus 10:29-31)?

Observe que não é porque os convidados não puderam ir à festa de casamento, mas porque não quiseram ir (ver Lucas 13:34). Todos tinham uma desculpa. Como é trágico e indicativo da natureza humana receber as bênçãos de Deus e recusá-las por causa de coisas mundanas!

O convite para as bodas é estendido a qualquer pessoa e a todos, totalmente estranhos, tanto bons quanto maus. Isso se refere ao fato de o evangelho ser levado aos gentios. Essa parte da parábola é um prenúncio da rejeição do evangelho pelos judeus em Atos 13. Paulo e Barnabé estavam na Antioquia da Pisídia, onde os líderes judeus se opunham fortemente a eles. As palavras do apóstolo ecoam a estimativa do rei de que os convidados para o casamento "não mereciam vir": "Era necessário que em primeiro lugar se pregasse a vós a palavra de Deus. Mas, visto que a rejeitais e não vos considerais dignos da vida eterna, nós nos voltamos para os gentios" (Atos 13:46). A mensagem do evangelho, ensinou Jesus, seria disponibilizada a todos.

A questão do traje nupcial é instrutiva. Seria um insulto grosseiro ao rei se ele se recusasse a usar a roupa fornecida aos convidados. O homem que foi pego usando sua roupa velha ficou sabendo da ofensa ao ser retirado da festa.

Essa foi a maneira de Jesus ensinar a inadequação da justiça própria. Desde o início, Deus providenciou uma "cobertura" para o nosso pecado. Insistir em nos cobrir é estar vestido com "trapos de imundície" (Isaías 64:6). Adão e Eva tentaram cobrir sua vergonha, mas descobriram que suas folhas de figueira eram muito escassas. Deus retirou suas roupas feitas à mão e as substituiu por peles de animais (sacrificadas) (Gênesis 3:7, 21). No livro de Apocalipse, vemos os que estão no céu usando "vestes brancas" (Apocalipse 7:9) e aprendemos que a brancura das vestes se deve ao fato de terem sido lavadas no sangue do Cordeiro (versículo 14). Confiamos na justiça de Deus, não na nossa própria (Filipenses 3:9).

Assim como o rei providenciou as vestes nupciais para seus convidados, Deus providencia a salvação para a humanidade. Nossa vestimenta nupcial é a justiça de Cristo e, se não a tivermos, perderemos a festa de casamento. Quando as religiões do mundo são reduzidas a seus princípios básicos, ou encontramos o homem trabalhando para chegar a Deus ou encontramos a cruz de Cristo. A cruz é o único caminho para a salvação (João 14:6).

Por seu crime contra o rei, o hóspede vestido de forma inadequada é expulso para a escuridão. Por seus crimes contra Deus, haverá muitos que serão enviados para as "trevas exteriores" - a existência sem Deus por toda a eternidade. Cristo conclui a parábola com o triste fato de que "muitos são chamados, mas poucos, escolhidos". Em outras palavras, muitas pessoas ouvem o chamado de Deus, mas apenas algumas o atendem.

Para resumir o ponto da Parábola da Festa de Casamento, Deus enviou o Seu Filho ao mundo, e as pessoas que deveriam ter celebrado Sua vinda O rejeitaram, trazendo julgamento sobre si mesmas. Como resultado, o reino dos céus foi aberto a todos que deixarem de lado sua própria justiça e, pela fé, aceitarem a justiça que Deus proporciona em Cristo. Aqueles que rejeitarem a dádiva da salvação e, em vez disso, se apegarem às suas próprias "boas" obras passarão a eternidade no inferno.

Os fariseus hipócritas que ouviram essa parábola não perderam o ponto de vista de Jesus. No versículo seguinte, "os fariseus retiraram-se e decidiram entre si sobre como o apanhariam em alguma palavra" (Mateus 22:15). A parábola da festa de casamento também é um aviso para nós, para que nos certifiquemos de que estamos confiando na provisão de salvação de Deus, e não em nossas próprias boas obras ou serviço religioso.

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado da parábola da festa de casamento?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries