settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado da palha na Bíblia?

Resposta


A palha é a cobertura externa e solta do trigo e de outros grãos que deve ser separada no processo de debulha e joeiramento da colheita de grãos. Nos tempos bíblicos, o grão era debulhado ou pisoteado, esmagado e batido em eiras ao ar livre para separar as partes não comestíveis do grão, chamadas de palha. A palha leve era levada pelo vento ou, às vezes, queimada como combustível. No processo de joeiramento, o grão era então lançado ao ar, permitindo que o vento separasse ainda mais os pedaços restantes da casca do trigo. Esses pedaços, chamados de palha, eram levados em partículas finas como poeira. Em alguns casos nas Escrituras, a palha também se refere à grama seca ou ao feno (Isaías 5:24; 33:11).

A debulha e a peneiração manual eram comuns nos tempos antigos, o que permitia a criação de imagens bíblicas vívidas. Separar a palha sem valor do grão valioso era um símbolo pronto para separar o bem do mal ou mostrar a diferença entre o tratamento de Deus para com os piedosos e os ímpios. No Salmo 1:1-4, o povo de Deus é abençoado e firmemente estabelecido, mas "os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa" (versículo 4).

Em Isaías 33, o povo justo de Deus sobrevive ao julgamento enquanto as nações iníquas são consumidas. Falando dos assírios, Isaías diz: "Concebestes palha, dareis à luz restolho; o vosso bufo enfurecido é fogo que vos há de devorar" (versículo 11).

De acordo com Oséias, a maneira de Deus lidar com a iniquidade em Israel era remover os idólatras como a palha que se afasta com o vento: "Por isso, serão como nuvem de manhã, como orvalho que cedo passa, como palha que se lança da eira e como fumaça que sai por uma janela" (Oséias 13:3). A impotência das pessoas e nações iníquas contra o julgamento de Deus é comparada à palha que flutua ao vento: "Rugirão as nações, como rugem as muitas águas, mas Deus as repreenderá e elas fugirão para longe; e serão afugentadas como a pragana dos montes diante do vento, e como o que rola levado pelo tufão" (Isaías 17:13; veja também Sofonias 2:2).

No sonho de Nabucodonosor, as nações ímpias do mundo, representadas como uma estátua construída com vários elementos, se desintegram e se dispersam como palha diante do vitorioso reino de Deus: "Então, foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a palha das eiras no estio, e o vento os levou, e deles não se viram mais vestígios. Mas a pedra que feriu a estátua se tornou em grande montanha, que encheu toda a terra" (Daniel 2:35).

No Novo Testamento, o Messias, Jesus Cristo, é retratado por João Batista como o joeirador ou colhedor de grãos: "Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível" (Mateus 3:11-12; veja também Lucas 3:17). Jesus veio da primeira vez para salvar, mas da segunda vez Ele virá para julgar o mundo com justiça. A palha - os ímpios, os iníquos, os infiéis, os incrédulos, os infrutíferos - Ele separará dos piedosos e os entregará a um destino horrível. Portanto, "vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem" (Lucas 21:36).

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado da palha na Bíblia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries