settings icon
share icon
Pergunta

Os católicos são salvos?

Resposta


A pergunta “os católicos são salvos?” não pode ser respondida com um “sim” ou “não” universal. Da mesma forma, nem as perguntas “os batistas são salvos?” ou “os presbiterianos são salvos?” ou “os metodistas são salvos?” podem ser respondidas em um sentido universal. Ninguém é salvo por ser católico, batista, presbiteriano ou metodista. A salvação é somente pela graça por meio da fé somente em Cristo (João 14:6; Efésios 2:8-9). Provavelmente não há denominação ou divisão da fé cristã na qual cada membro realmente confiou pessoalmente em Cristo como Salvador.

Além disso, estima-se que haja bem mais de um bilhão de católicos romanos no mundo. Entre esses mais de um bilhão de adeptos, há uma quantidade significativa de latitude em crenças e práticas. Os católicos romanos nos Estados Unidos não têm crenças e práticas idênticas aos católicos romanos na Itália. Os católicos na América Latina não são a imagem espelhada dos católicos na África. Embora a hierarquia católica romana promova a noção de que todos os católicos romanos mantêm as mesmas crenças e observam as mesmas práticas, esse definitivamente não é o caso. A diversidade dentro do catolicismo é outra razão pela qual a pergunta “os católicos são salvos?” não pode ser respondida absolutamente.

Se mudarmos a pergunta para ser mais específica, no entanto, podemos ter uma resposta definitiva: “os católicos que aderem às crenças e práticas católicas romanas oficiais são salvos?” A resposta para esta questão é “não”. Por quê? Porque o ensino oficial do catolicismo romano é que a salvação não é somente pela fé, somente pela graça, somente em Cristo. A Igreja Católica Romana ensina que é preciso ter boas obras e observar os rituais do Catolicismo Romano para ser salvo.

Resumir a compreensão católica da salvação é difícil porque é extensa. Aqui está um resumo do ensinamento oficial católico romano sobre a salvação: para ser salvo, uma pessoa deve receber a Cristo como Salvador pela fé, ser batizada na fórmula trinitária, ser infundida com graça adicional pela observância dos sacramentos católicos, especialmente a Eucaristia, e então morrer sem nenhum pecado mortal não confessado. Se alguém cumprir o que foi dito acima, ele ou ela será salvo e terá entrada no céu, provavelmente após um longo período de purificação adicional no purgatório.

O processo católico romano é significativamente diferente do ensino do apóstolo Paulo sobre como a salvação é recebida: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” (Atos 16:31). João 3:16 atribui a salvação a todo aquele que crê em Cristo. Efésios 2:8-9 ensina explicitamente que a salvação não é pelas obras, com o versículo 10 esclarecendo que as obras são o resultado da salvação. Simplificando, o ensino católico sobre a salvação é muito diferente do que a Bíblia ensina.

Então, não, se uma pessoa mantém a compreensão oficial católica romana de salvação, ela não é salva. Apesar de suas vigorosas afirmações, o catolicismo romano não defende verdadeiramente a salvação pela graça por meio da fé.

Com isso dito, é importante lembrar que nem todos os católicos mantêm o entendimento católico romano da salvação. Há católicos que acreditam verdadeira e plenamente que a salvação é somente pela graça por meio da fé. Há católicos que observam os sacramentos como um aspecto de crescimento espiritual e intimidade com Deus, não na tentativa de ganhar a salvação. Há muitos católicos que acreditam na doutrina bíblica da salvação e não entendem que o ensinamento oficial da Igreja Católica Romana é algo muito diferente.

Os católicos são salvos? Os católicos vão para o céu? Depende. Se a pergunta for “existem católicos salvos?” então a resposta é “sim”. Se a pergunta for “uma pessoa irá para o céu se aderir à doutrina católica romana oficial da salvação?” a resposta é “não”.

English



Voltar à página principal em português

Os católicos são salvos?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries