settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre os órfãos e as viúvas?

Resposta


As viúvas são mulheres que perderam seus maridos e os órfãos são crianças que por algum motivo não têm seus pais. Nos tempos bíblicos, a principal razão pela qual uma criança ficava órfã era a morte de seus pais. A Bíblia nos mostra a atitude de Deus para com os órfãos e as viúvas: Ele se importa muito com eles. Deus nos ordena a proteger e cuidar dos órfãos e das viúvas (Salmo 82:3).

Maridos e pais desempenham um papel fundamental na família. Quando o homem não está presente, a esposa e o filho podem sofrer de muitas maneiras. A Bíblia nos diz que o próprio Deus intervém para proteger e cuidar dos órfãos e das viúvas. “Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada” (Salmo 68:5). Neste mundo, os mais indefesos estão expostos a serem explorados por aqueles que pensam que podem se safar. Porém, nada escapa de Deus, e Ele se vingará em favor dos órfãos e das viúvas. “Tens ouvido, Senhor, o desejo dos humildes; tu lhes firmarás o coração e ouvirás o seu clamor, para fazeres justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o ser humano, que é da terra, não volte a espalhar o terror” (Salmo 10:17-18).

Deus nos ordena a cuidar dos órfãos e das viúvas. Quando deu a Lei a Moisés e aos israelitas, deu-lhes instruções sobre como tratar dos órfãos e das viúvas entre eles, e prometeu duras consequências se não cumprissem a sua responsabilidade (veja Êxodo 22:22-23). No Novo Testamento, Tiago diz que cuidar dos órfãos e das viúvas faz parte da religião "pura e imaculada" (Tiago 1:27). Cuidar dos mais necessitados não é opcional para os seguidores de Cristo.

Em 1 Timóteo, Paulo discorre sobre como cuidar das viúvas (1 Timóteo 5:1-16). Em primeiro lugar, Paulo enfatiza que a família da viúva deve cuidar dela, ao invés de deixar tudo nas mãos da igreja. “Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar os seus pais, pois isto é aceitável diante de Deus” (1 Timóteo 5:4). Paulo indica que para uma viúva ser sustentada pela igreja local, ela deve ter mais de 60 anos de idade, ter sido fiel ao marido e vivido uma vida piedosa. E ela não pode ter nenhum outro parente para cuidar dela (1 Timóteo 5:9-10). Em suma, todas as viúvas precisam ser cuidadas, sem que a responsabilidade seja uma carga pesada para ninguém.

O cuidado dos órfãos e das viúvas não deve ser visto simplesmente como um mandamento de Deus que devemos cumprir "ou então teremos que arcar com as consequências". Servir e defender os órfãos e as viúvas é uma grande bênção. Ao pensar sobre qual deve ser nossa atitude em relação aos órfãos e viúvas ao nosso redor, é útil lembrar que todos fomos adotados por Jesus Cristo na família de Deus (Efésios 1:3-7) e somos comprometidos com Cristo (Efésios 5:32; Apocalipse 19:7). É nossa alegria e privilégio trabalhar com Deus em amor, serviço e proteção aos órfãos e viúvas entre nós.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre os órfãos e as viúvas?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries