settings icon
share icon
Pergunta

A oração do rosário é bíblica?

Resposta


A oração do rosário é promovida na Igreja Católica como um meio de fortalecer a fé, resistir ao mal, crescer espiritualmente e beneficiar a sociedade em geral. Embora parte da oração do rosário seja bíblica, toda a segunda metade da “Ave Maria” e partes da “oração Salve Rainha” são flagrantemente antibíblicas. Embora a primeira parte da Ave Maria seja quase uma citação direta de Lucas 1:28, não há base bíblica para (1) orar a Maria, (2) dirigir-se a ela como “santa” ou (3) chamá-la de “nossa vida” e “nossa esperança”.

A oração do rosário envolve dar atributos a Maria que a Bíblia nunca lhe dá. Chamar Maria de “santa” – a Igreja Católica ensina que Maria nunca pecou nem teve qualquer mancha do pecado original – não é bíblico. A Bíblia chama todos os crentes de “santos”, o que pode ser interpretado como “santificados”, mas as Escrituras dizem que a justiça que os crentes têm é a justiça imputada por Cristo (2 Coríntios 5:21). Nessa vida, ninguém ainda está santificado do pecado na prática (1 João 1:9—2:1). Jesus é chamado de nosso Salvador repetidamente nas Escrituras porque Ele nos salvou dos nossos pecados. Em Lucas 1:47, Maria chama Deus de seu “Salvador”. Salvador de quê? Uma pessoa sem pecado não precisa de um Salvador. Os pecadores precisam de um Salvador. Maria reconheceu que Deus era o seu Salvador. Portanto, Maria reconheceu que ela era uma pecadora.

Jesus veio para nos salvar dos nossos pecados (Mateus 1:21). A Igreja Católica Romana afirma que Maria foi salva do pecado de forma diferente de todas as outras pessoas – que ela foi salva do pecado através da concepção imaculada (ela foi concebida livre do pecado). Entretanto, esse ensino é bíblico? A Igreja Católica Romana admite abertamente que essa doutrina não é encontrada nas Escrituras. Quando um jovem se dirigiu a Jesus como “bom Mestre” (Mateus 19:16–17), Jesus perguntou por que ele O chamou de “bom”, já que não há ninguém bom, exceto um, Deus. Jesus estava tentando conscientizar o jovem de que ele estava usando o termo bom de maneira muito vaga. Ao rezar o rosário, os católicos usam o termo santo de forma muito vaga. Ninguém, incluindo Maria, é santo, exceto Deus. Isso está de acordo com Romanos 3:10-23, Romanos 5:12 e inúmeras outras passagens que ressaltam o fato de que aos olhos de Deus ninguém está à altura. Nunca Maria é excluída de declarações tão abrangentes.

Entretanto, a oração do rosário tem um problema ainda mais básico, nomeadamente, que grande parte da oração é dirigida a Maria e não a Deus. A Bíblia nunca nos diz se alguém no céu pode nos ouvir. Somente Deus é onisciente, onipotente e onipresente. Quando Jesus ensinou Seus discípulos a orar, Ele os ensinou a dirigir suas orações a Deus Pai. Cada exemplo de oração na Bíblia é dirigido somente a Deus. Nunca há um único exemplo de alguém orando a qualquer “santo” ou anjo ou qualquer outra pessoa (além de orações a falsos deuses). Além disso, sempre que uma pessoa piedosa se prostra (em um ambiente religioso) para honrar alguém além de Deus (principalmente aos apóstolos ou aos anjos), ela é instruída a se levantar e parar com isso (Atos 10:25-26; 14:13–16; Mateus 4:10; Apocalipse 19:10; 22:8–9). A Igreja Católica Romana afirma que adora somente a Deus, mas “venera” Maria e os santos. Qual é a diferença? Quem reza o terço passa mais tempo clamando por Maria do que por Deus. Para cada louvor a Deus no rosário, há dez louvores a Maria!

A oração do rosário também atribui a Maria uma tarefa que a Bíblia nunca lhe atribui. Jesus é o nosso Redentor (Gálatas 3:13; 4:4–5; Tito 2:14; 1 Pedro 1:18–19; Apocalipse 5:9), nosso Advogado celestial (1 João 2:1) e nosso único Mediador (1 Timóteo 2:5). A parte “Salve Rainha” da oração do rosário chama Maria de nossa “advogada”. Isso é uma contradição direta ao claro ensino bíblico de que somente Jesus é o nosso intermediário.

A oração do rosário exige que os católicos invoquem Maria como a “santa Rainha”. A única vez nas Escrituras em que o título “Rainha dos Céus” é encontrado, o termo é usado de forma negativa (Jeremias 7:17–19; 44:16–27). A Bíblia nunca retrata Maria como rainha; em vez disso, ela se autodenomina “serva do Senhor” (Lucas 1:38). Ela nunca recebe uma coroa ou autoridade sobre o céu e a terra. Da mesma forma, é apropriado, ao rezar o rosário, chamar Maria de nossa “vida” e “esperança”? Novamente, esses são termos usados somente para Deus nas Escrituras (João 1:1-14; Colossenses 3:4; 1 Timóteo 1:1; Efésios 2:12; Tito 2:13).

A prática de rezar o rosário é contrária às Escrituras em vários aspectos. Somente Deus pode ouvir nossas orações. Somente Deus pode responder às nossas orações. Temos um intermediário (Jesus), e é em Seu nome que oramos, não no de Maria.

English



Voltar à página principal em português

A oração do rosário é bíblica?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries