settings icon
share icon
Pergunta

O que é um quarto de oração?

Resposta


Após um breve discurso sobre as loucuras de tentar parecer religioso diante das pessoas, Jesus fala sobre a oração. "E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam sua recompensa. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê o que é secreto, te recompensará. E, quando orardes, não useis de repetições inúteis, a exemplo dos gentios; pois eles pensam que serão ouvidos pelo muito falar. Não vos assemelheis a eles; pois vosso Pai conhece de que necessitais, antes de o pedirdes a ele" (Mateus 6:5-8). O grego usado aqui para "quarto" é tameion, que significa "um compartimento interno de armazenamento ou um quarto secreto". O ponto é que uma oração pública, anunciada em uma esquina, dá ao orador toda a atenção que ele pode esperar receber. Uma oração silenciosa, direcionada a Deus e não aos passantes, colherá bênçãos espirituais.

Alguns levaram essa admoestação ao pé da letra. Eles reservam um quarto ou um canto tranquilo em suas casas, mobiliam-no com uma cadeira confortável, mesa, Bíblia e talvez um caderno, e usam esse canto para um tempo regular de oração. Isso certamente é apropriado, mas o fato de que a sala à qual Jesus se referia provavelmente significava uma dispensa nos dá um pouco mais de flexibilidade. Um "quarto de oração" pode ser um trajeto diário para o trabalho, um banco no quintal ou a mesa da cozinha. Diz-se que a mãe de John Wesley sentava-se em uma cadeira e jogava seu avental sobre a cabeça como um sinal para seus filhos a deixarem em paz. Jesus geralmente ia para uma colina isolada. O ponto é que o "quarto" é livre de interrupções, distrações e ouvidos atentos.

Embora haja boas razões para ter um espaço dedicado à oração regular - como treinar a família para respeitar o silêncio e manter os materiais relacionados à oração em um só lugar - isso não era a que Jesus estava se referindo. A passagem em Mateus 6 fala sobre realizar atos religiosos com o propósito de permitir que outros vejam. Qualquer ato, seja orar, dar ou servir, não deve ser feito com a intenção de obter aprovação de outros. Orar, dar e servir devem ser respostas à nossa relação com Deus e às misericórdias que Ele nos deu. Se um local específico e dedicado encoraja a oração, ele deve ser usado sem dúvida. Se a cabine de uma caminhonete ou um trecho tranquilo de praia for suficiente, isso é perfeitamente aceitável.

English



Voltar à página principal em português

O que é um quarto de oração?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries