settings icon
share icon
Pergunta

O que é um sacerdote?

Resposta


Um sacerdote é um ministro de qualquer religião — verdadeira ou falsa, boa ou má — a quem é dada autoridade para ensinar as informações sagradas e cumprir os deveres sagrados de preservar e levar essa fé a outros.

Os sacerdotes geralmente servem como representantes entre as pessoas e um superior poder, ser ou conjunto de seres. Os sacerdotes são intermediários entre pessoas e espíritos, divindades, deuses ou Deus. Eles ensinam a devida reverência, gratidão, louvor, oferta sacrifical, adoração e modo de vida que definem a fé. Em muitas religiões, o papel mais importante de um sacerdote é o de mediador e intercessor, oferecendo orações e sacrifícios em nome dos crentes para garantir o perdão e o favor da divindade nesta vida e, na vida após a morte, a bem-aventurança eterna.

O cristianismo difere de todas as outras religiões de muitas maneiras, incluindo o sacerdócio. Aqui estão duas das maneiras mais importantes em que o sacerdócio cristão difere do de outras religiões:

1. Em muitas religiões, os crentes não têm interação direta ou influência com seu deus; os sacerdotes são a única maneira de alcançar a divindade distante. No entanto, os cristãos não precisam passar por um sacerdote terreno para chegar a Deus Pai. Em vez disso, todos nós temos acesso direto a Ele por meio do nosso Sumo Sacerdote ressuscitado no céu, Jesus Cristo (Hebreus 8–9). Cristo é o único caminho para Deus Pai (João 14:6; Atos 4:12). Como resultado, os cristãos podem orar diretamente a Deus por todas as suas necessidades e desejos (Mateus 7:7–11; João 16:23–26).

2. A Bíblia ensina que todos os cristãos são sacerdotes; a igreja cristã é, na verdade, um reino de sacerdotes (1 Pedro 2:5, 9; Apocalipse 1:6). Sob a Antiga Aliança, os sacerdotes eram escolhidos da tribo levítica e separados do resto de Israel. Êxodo 28–29 e Levítico 8 descrevem os principais deveres sacerdotais para os levitas realizarem. Esses sacerdotes ministravam no templo, onde a Arca da Aliança repousava em uma sala chamada Santo dos Santos, que era fechada para todos, menos para o sumo sacerdote, por uma cortina grande, pesada e ornamentada. O sangue dos touros sacrificados era aspergido sobre o propiciatório da Arca para expiar os pecados do povo. Entretanto, quando Jesus foi crucificado, a cortina se abriu de alto a baixo (Mateus 27:51), mostrando que todos os crentes agora têm acesso direto à presença de Deus. Nós nos aproximamos de Deus pela fé no sangue de Seu Filho em vez do sangue de animais. Por causa do sacrifício de Jesus, temos, “pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne” (Hebreus 10:19-20).

A morte de Jesus acabou com o sacerdócio do Antigo Testamento, substituindo os intermináveis sacrifícios de animais por um sacrifício final e perfeito pelos pecados do mundo inteiro. Agora o perdão é oferecido gratuitamente a todos os que creem no Senhor Jesus Cristo ressuscitado como o nosso sacrifício pelo pecado (João 3:16–17; Romanos 3:23–25; 10:9–10). Essa é a mensagem do evangelho – as boas novas – que nós cristãos compartilhamos como “sacerdotes” do reino de Deus.

English



Voltar à página principal em português

O que é um sacerdote?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries