settings icon
share icon
Pergunta

O que é um protestante?

Resposta


Um protestante é um cristão que pertence a um dos muitos ramos do cristianismo que se desenvolveram a partir da Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero em 1517. A publicação de Lutero das 95 Teses “protestou” contra os ensinamentos e tradições antibíblicas da Igreja Católica Romana, e muitos europeus juntaram-se ao seu protesto. Novas igrejas foram fundadas fora do controle da Igreja Católica. Os principais movimentos dentro da Reforma Protestante incluem a Igreja Luterana e a Igreja Presbiteriana (em grande parte associada a John Knox). O movimento Anabatista ou Igreja Livre é considerado por alguns como parte do Protestantismo; outros classificam os anabatistas como um grupo independente. Entre os grupos protestantes de hoje, muita variedade se desenvolveu na forma de denominações.

As crenças comuns entre as primeiras igrejas protestantes incluíam os cinco solas. Os cinco solas referem-se às crenças de somente a fé, somente Cristo, somente a graça, somente as Escrituras e somente a glória de Deus. Esses cinco solas enfatizam os seguintes pontos:

Primeiro, os protestantes sustentam a Bíblia Sagrada como a única autoridade em matéria de fé e prática. A Igreja Católica Romana mantém a autoridade do papa, bem como a tradição sagrada. A Igreja Ortodoxa aceita a tradição sagrada enquanto rejeita a autoridade do papa. A visão de que a Bíblia é a única autoridade é expressa no termo Sola Scriptura (“somente as Escrituras”) que enfatiza as palavras inspiradas de Deus na Bíblia como a nossa autoridade perfeita (2 Timóteo 3:16-17; 2 Pedro 1:20-21 ).

Em segundo lugar, os protestantes apegam-se apenas à fé, à parte das obras. A Igreja Católica Romana ensina sete sacramentos e muitas vezes fala de obras como parte da salvação de uma pessoa. No entanto, Efésios 2:8-9 diz claramente que a salvação é somente pela graça, por meio da fé somente em Cristo: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”

Terceiro, os protestantes sustentam viver somente para a glória de Deus. Embora o Catolicismo Romano concorde com essa crença, muitas vezes é expressa em conjunto com a obediência fiel à Igreja e seus líderes. Em contraste, os protestantes acreditam no sacerdócio de cada crente, como declarado em 1 Pedro 2:9: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. Os protestantes rejeitam o sistema do sacerdócio católico e, em vez disso, prestam fidelidade somente a Deus, afirmando os dons de cada seguidor de Jesus Cristo (Romanos 12; 1 Coríntios 12:1-8).

Embora haja muita variedade entre os protestantes de hoje, o movimento protestante original enfatizou uma igreja livre que adorava a Cristo e se concentrava nos principais ensinamentos da Bíblia sobre Jesus, as Escrituras, a salvação e a glória de Deus.

English



Voltar à página principal em português

O que é um protestante?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries