settings icon
share icon
Pergunta

O que é o evangelho?

Resposta


A palavra evangelho significa literalmente "boas novas" e aparece 93 vezes na Bíblia, exclusivamente no Novo Testamento. Em grego, é a palavra euaggelion, da qual derivam as palavras evangelista, evangelismo e evangélico. O evangelho é, em termos gerais, toda a Escritura; em termos mais restritos, o evangelho é a boa notícia sobre Cristo e o caminho da salvação.

A chave para entender o evangelho é saber por que ele é uma boa notícia. Para fazer isso, precisamos começar com as más notícias. A Lei do Antigo Testamento foi dada a Israel durante o tempo de Moisés (Deuteronômio 5:1). A Lei pode ser vista como uma régua de medição, e o pecado é tudo aquilo que não é "perfeito" de acordo com esse padrão. A exigência de justiça da Lei é tão rigorosa que nenhum ser humano poderia segui-la perfeitamente, na letra ou no espírito. Apesar de nossa "bondade" ou "maldade" em relação uns aos outros, estamos todos no mesmo barco espiritual - pecamos, e a punição pelo pecado é a morte, ou seja, a separação de Deus, a fonte da vida (Romanos 3:23). Para que possamos ir para o céu, a morada de Deus e o reino da vida e da luz, o pecado deve ser removido ou pago de alguma forma. A Lei estabeleceu o fato de que a purificação do pecado só pode acontecer por meio do sacrifício sangrento de uma vida inocente (Hebreus 9:22).

O evangelho envolve a morte de Jesus na cruz como a oferta pelo pecado para cumprir a exigência de justiça da Lei (Romanos 8:3-4; Hebreus 10:5-10). Sob a Lei, os sacrifícios de animais eram oferecidos ano após ano como um lembrete do pecado e um símbolo do sacrifício vindouro de Cristo (Hebreus 10:3-4). Quando Cristo se ofereceu no Calvário, esse símbolo se tornou uma realidade para todos os que acreditassem (Hebreus 10:11-18). O trabalho de expiação está concluído agora, e isso é uma boa notícia.

O evangelho também envolve a ressurreição de Jesus no terceiro dia. "Ele foi entregue à morte por causa das nossas transgressões e ressuscitado para a nossa justificação" (Romanos 4:25). O fato de Jesus ter vencido o pecado e a morte (a penalidade do pecado) é, sem dúvida, uma boa notícia. O fato de que Ele se oferece para compartilhar essa vitória conosco é a melhor notícia de todas (João 14:19).

Os elementos do evangelho estão claramente declarados em 1 Coríntios 15:3-6, uma passagem fundamental sobre as boas novas de Deus: "Porque primeiro vos entreguei o que também recebi: Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; e foi sepultado; e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras; e apareceu a Cefas, e depois aos Doze. Depois apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, e a maior parte deles ainda vive, mas alguns já faleceram." Observe, em primeiro lugar, que Paulo "recebeu" o evangelho e depois "entregou"; essa é uma mensagem divina, não uma invenção feita pelo homem. Segundo, o evangelho é "de primeira importância". Em todo lugar que os apóstolos iam, eles pregavam a crucificação e a ressurreição de Cristo. Terceiro, a mensagem do evangelho é acompanhada de provas: Cristo morreu por nossos pecados (comprovado por Seu sepultamento) e ressuscitou no terceiro dia (comprovado pelas testemunhas oculares). Quarto, tudo isso foi feito "segundo as Escrituras"; o tema de toda a Bíblia é a salvação da humanidade por meio de Cristo. A Bíblia é o evangelho.

"Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu e também do grego" (Romanos 1:16). O evangelho é uma mensagem ousada e não nos envergonhamos de proclamá-la. É uma mensagem poderosa, porque são as boas novas de Deus. É uma mensagem de salvação, a única coisa que pode realmente reformar o coração humano. É uma mensagem universal, tanto para judeus quanto para gentios. E o evangelho é recebido pela fé; a salvação é um dom de Deus (Efésios 2:8-9).

O evangelho é a boa notícia de que Deus ama o mundo o suficiente para dar Seu único Filho para morrer por nossos pecados (João 3:16). O evangelho é uma boa notícia porque nossa salvação, vida eterna e lar no céu são garantidos por meio de Cristo (João 14:1-4). "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos regenerou para uma viva esperança, segundo a sua grande misericórdia, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que não perece, não se contamina nem se altera, reservada nos céus para vós" (1 Pedro 1:3-4).

O evangelho é uma boa notícia quando entendemos que não ganhamos (e não podemos ganhar) nossa salvação; a obra de redenção e justificação está completa, tendo sido concluída na cruz (João 19:30). Jesus é a propiciação pelos nossos pecados (1 João 2:2). O evangelho é a boa notícia de que nós, que antes éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados pelo sangue de Cristo e adotados na família de Deus (Romanos 5:10; João 1:12). "Vede que grande amor o Pai nos tem concedido, o de sermos chamados filhos de Deus, o que realmente somos" (1 João 3:1). O evangelho é a boa notícia de que "agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Romanos 8:1).

Rejeitar o evangelho é abraçar as más notícias. A condenação perante Deus é o resultado de uma falta de fé no Filho de Deus, a única provisão de Deus para a salvação. "Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado; mas quem não crê, já está condenado, pois não crê no nome do Filho unigênito de Deus" (João 3:17-18). Deus deu boas notícias a um mundo condenado: o Evangelho de Jesus Cristo!

English



Voltar à página principal em português

O que é o evangelho?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries