settings icon
share icon
Pergunta

Eu sou um novo cristão. Qual é o próximo passo?

Resposta


Parabéns! Se você for um novo crente, então você acabou de experimentar o início de sua nova vida eterna (João 3:16; 10:10). Seus pecados foram perdoados e sua vida teve um novo começo (Romanos 4:7). Você tem recebido uma alegria gloriosa e inexplicável (1 Pedro 1:8-9).

Além das maravilhosas bênçãos de conhecer Cristo, você provavelmente está pensando: "E agora? Qual é o próximo passo?" A Bíblia oferece alguns princípios importantes para aqueles que começaram um relacionamento com Deus.

Primeiro, como um novo cristão, comece a ler a Bíblia. Existem muitas traduções e várias formas para começar. Embora não exista uma tradução perfeita, recomendamos que você escolha uma Bíblia que seja fácil de entender e fiel ao texto bíblico original. Para dar uma olhada em algumas das traduções populares de hoje, acesse sites como http://www.bibliaonline.net/. Recomendamos que você comece a ler o Evangelho de João ou um dos outros Evangelhos para ler por si mesmo o que Jesus ensinou e fez durante o seu tempo na Terra. Outros artigos no https://www.gotquestions.org/Portugues/ irão ajudá-lo a responder perguntas práticas sobre Deus e questões espirituais. A Bíblia ensina: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (2 Timóteo 2:15).

Segundo, como um novo cristão, comece a orar. Orar é simplesmente falar com Deus. Muitos acreditam que a oração deva incluir um conjunto formal de palavras que só podem ocorrer durante um culto da igreja. No entanto, a Bíblia nos ensina a orar sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17). Somos instruídos a louvar a Deus dia e noite. Se desejarmos conhecer Deus de forma mais profunda, devemos nos comunicar com Ele regularmente.

Ao longo de cada dia, você pode agradecer a Deus, pedir a Ele que cuide das suas necessidades diárias e orar por outras pessoas. Também é importante orar com outras pessoas que também seguem a Cristo, encorajando uns aos outros, louvando a Deus e buscando respostas aos pedidos de todos. Para encontrar ideias sobre como orar, você pode começar com a Oração do Senhor (Mateus 6:9-13).

Em terceiro lugar, como um novo cristão, seja batizado. O batismo simboliza a sua nova vida em Cristo e proclama o seu compromisso com Jesus. Até mesmo Jesus foi batizado (Lucas 3:1-22), e Ele chama seus seguidores a serem batizados também. O batismo foi praticado pelos primeiros seguidores de Jesus em Atos 2:41.

Normalmente, os líderes de uma igreja local realizam o batismo. Um pastor da igreja local ou líder da igreja deve ficar feliz em falar com você sobre o batismo se você expressar seu interesse.

Em quarto lugar, como novo cristão, crie amizades com outros cristãos. A vida cristã foi projetada para ser apreciada com os outros. Jesus investiu grande parte de Seu ministério com 12 discípulos como Seus amigos mais próximos. Ele também nos chama a viver em comunidade uns com os outros. O Novo Testamento tem mais de 50 versículos "uns aos outros" que se referem a amar uns aos outros, servir um ao outro, encorajar uns aos outros e orar uns pelos outros. Cada um desses comandos requer relacionamentos com outros cristãos.

Comunhão com outros crentes é um dos propósitos da igreja local. Se houver uma igreja de ensino bíblico em sua área, esse é um ótimo lugar para se envolver. Se você mora em uma comunidade sem igreja, ore para que Deus crie oportunidades para você conhecer outros cristãos em sua área.

Em quinto lugar, como um novo cristão, ajude os outros. Ao começar a sua nova vida como cristão, você encontrará um novo amor dentro de você que lhe dá o desejo de ajudar os outros. O Espírito Santo irá guiá-lo em maneiras a ajudar. Você pode servir os pobres em sua comunidade, ajudar um vizinho com alguma tarefa ou visitar um amigo doente no hospital. O Espírito claramente o chamará para mostrar o amor de Deus (1 João 3:17-18).

Sexto, como um novo cristão, conte a alguém sobre sua fé. Tornar-se um cristão não é um segredo; é uma celebração! Diga a todos os dispostos a ouvir sobre o trabalho de Cristo em sua vida. Em alguns casos, outras pessoas virão à fé em Jesus através do exemplo que você compartilha. Pouco antes de Jesus ascender ao céu, Ele ordenou aos discípulos que fizessem discípulos de todas as nações (Mateus 28:18-20). Hoje, os cristãos ainda são chamados a compartilhar a esperança dentro de nós com os outros (1 Pedro 3:15-16).

Finalmente, estas são apenas dicas úteis sobre como crescer em sua nova fé, mas não são uma lista de requisitos para se tornar um cristão ou permanecer um cristão. Você foi salvo pela graça através da fé, não por suas próprias obras (Efésios 2:8-9). Deus começou o trabalho em você, e Ele prometeu completá-la (Filipenses 1:6). Deus o abençoe enquanto continua amadurecendo em sua fé!

English



Voltar à página principal em português

Eu sou um novo cristão. Qual é o próximo passo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries