settings icon
share icon
Pergunta

Qual é a visão cristã do noivado?

Resposta


Na Bíblia, havia três passos que o povo judeu tinha que dar ao se casar. As famílias primeiro tinham que concordar com a união, e então um anúncio público era feito. Neste ponto, o casal estava comprometido, ou seja, noivo. Finalmente, casavam-se oficialmente e começavam a viver juntos. O noivado, então, era um pouco semelhante ao que chamamos de noivado agora, exceto que a nossa sociedade não honra a seriedade do noivado como faziam naquela época. Quando um casal judeu estava comprometido durante os tempos bíblicos, já estavam ligados por um contrato que só poderia ser quebrado por morte ou divórcio.

Qualquer cristão que esteja considerando o casamento precisa perceber a profundidade desse tipo de compromisso e apenas entrar nele de forma séria. Deus pretende que o casamento seja um compromisso vitalício, e não um arranjo temporário. A Bíblia diz isso sobre o casamento: "Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem" (Marcos 10:7-9).

Os cristãos precisam ter certeza de que têm uma compreensão clara da pessoa com quem pretendem se casar antes de noivarem. A Bíblia diz que os cristãos não podem se unir e viver em harmonia com os incrédulos (2 Coríntios 6:14-15). Um cristão se unindo a um incrédulo quase garante que o cristão será afastado de Cristo porque, como a Bíblia diz: "as más conversações corrompem os bons costumes" (1 Coríntios 15:33). A única maneira de ter um alicerce estável e que honre a Deus para um casamento é estar firmemente alicerçado em sua fé e certificar-se de que o potencial parceiro seja igualmente dedicado a Deus.

Os cristãos devem viver suas vidas com Deus como o diretor. Ele quer fazer parte de todos os aspectos de nossas vidas, inclusive de com quem nos casamos. Ter uma compreensão clara da Palavra de Deus e desenvolver um relacionamento pessoal com Ele através da oração e cedendo à direção do Espírito Santo é o primeiro e mais importante passo para determinar a Sua vontade para nós. O conselho do mundo sobre namoro e noivado deve ser considerado apenas à luz das verdades de Deus nas Escrituras. Se buscarmos a Sua vontade em tudo o que fizermos, Ele direcionará nossos caminhos (Provérbios 3:5-6).

English



Voltar à página principal em português

Qual é a visão cristã do noivado?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries