settings icon
share icon
Pergunta

Quais são as coisas mais importantes a entender sobre a natureza de Deus?

Resposta


O elemento mais importante da natureza de Deus é a Sua santidade. Santo significa "separado", e Deus é claramente separado da Sua criação com base em Sua natureza e atributos. A santidade é o fundamento de todos os outros aspectos do caráter de Deus. Apocalipse 15:4 diz de Deus: "Tu és santo." Apocalipse 4:8 descreve as quatro criaturas vivas que cantam para Deus dia e noite: "Santo, santo, santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir". É a santidade de Deus que faz dEle o "fogo consumidor" que julgará todo pecado (Hebreus 12:29). Belas doxologias exaltando a santidade de Deus são encontradas nas Escrituras, incluindo o Salmo 99:9; Salmo 33:21; Salmo 77:13; Salmo 89:18; Salmo 105:3; e outros.

Também é importante entender que Deus é um espírito eterno (João 4:24). Ele é um Deus (Deuteronômio 6:4) que sempre existiu como três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Ele não tem um corpo físico (embora o Filho tenha Se encarnado). Uma doutrina é falsa se nega a Trindade, vê o Deus Pai como um homem ou nega a humanidade e a divindade de Cristo (veja 2 João 1:7).

Deus também é, por natureza, soberano. Ele não é julgado por ninguém e tem autoridade absoluta sobre todo o universo e tudo nele. A Sua soberania é expressa de várias maneiras, inclusive através da Sua onipotência. Todos os seus caminhos são corretos (Salmo 145:17), e se a humanidade acredita ou não que os caminhos de Deus são, de fato, "justos" é irrelevante. O Senhor Deus não é limitado pelo tempo ou lugar. Ele tem tido um plano desde a eternidade passada, e o Seu propósito será cumprido (Daniel 4:37; Salmo 115:3).

Outro aspecto fundamental da natureza de Deus é a sua imutabilidade. Ele não muda, sendo o mesmo "ontem, hoje e para sempre" (Hebreus 13:8). Ele declara abertamente em Malaquias 3:6: "Porque eu, o Senhor, não mudo". Por causa da Sua natureza imutável, podemos confiar em Suas bênçãos: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança" (Tiago 1:17).

A soberania do Todo-Poderoso fala ao Seu direito de fazer o que deseja, e a Sua onipotência fala à Sua capacidade de fazê-lo. Ele também sabe de tudo, desde a eternidade passada até a eternidade futura, tudo o que pensamos, fazemos e dizemos. Ele tem conhecimento pessoal de todas as pessoas que já viveram ou viverão, conhecendo-as intimamente de todas as formas. É encorajador ouvir as palavras de Deus em Jeremias 1:5: "Antes de formá-lo no ventre materno, eu já o conhecia; e, antes de você nascer, eu o consagrei e constituí profeta às nações."

Não devemos ignorar a ira de Deus, a qual flui da Sua santidade. Ele tem uma ira justa contra o pecado (Salmo 7:11) e, por causa do iminente julgamento de Deus, a humanidade precisa da mensagem do evangelho de graça e salvação. Também é da natureza de Deus amar (1 João 4:16) e, em Seu amor pelo mundo, enviou o Seu único Filho, Jesus Cristo, para nos redimir (João 3:16). Nada menos que um sacrifício perfeito serviria.

O amor é mais do que um atributo de Deus; Ele é literalmente a essência do amor. Isto é afirmado claramente em 1 João 4:8: "Quem não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor." O amor de Deus é eterno. Porque Ele é imutável, o Seu amor nunca muda. O Seu amor é perfeito e santo.

"Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 8:38–39).

English



Voltar à página principal em português

Quais são as coisas mais importantes a entender sobre a natureza de Deus?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries