settings icon
share icon
Pergunta

O que significa nascer do Espírito?

Resposta


A Bíblia usa várias metáforas envolvendo o nascimento para ajudar a explicar o que significa ter um relacionamento de salvação com Jesus. Encontramos termos como nascido de novo (João 3:3), nascido de Deus (João 1:13) e nascido do Espírito (João 3:6). Todos eles significam a mesma coisa. As metáforas de nascimento são usadas porque todos nós entendemos o nascimento físico. Quando um bebê nasce, uma nova pessoa surge no mundo. A nova vida crescerá, e o jovem se parecerá com seus pais. Quando nascemos do Espírito, uma "nova pessoa" surge com uma nova vida espiritual. E, à medida que crescemos, passamos a nos parecer com nosso Pai que está nos céus (Romanos 8:29).

As pessoas tentam conhecer Deus por vários meios: algumas tentam a religião ou seguem um código de ética; outras recorrem ao intelecto ou à lógica; outras tentam encontrar Deus na natureza; e outras ainda por meio de experiências emocionais, acreditando que Deus habita em qualquer sentimento que elas consigam reunir quando pensam nEle. Nada disso nos aproxima da comunhão real com o Deus da Bíblia porque Ele não pode ser conhecido por meio de nossos códigos morais, nossas mentes, nosso ambiente ou nossas emoções. Ele é Espírito, e aqueles que querem adorá-lo devem adorá-lo "em espírito e em verdade" (João 4:24).

Imagine tentar pintar um retrato usando um martelo e pregos ou tentar preparar uma refeição usando caneta e papel. Não adiantaria se esforçar mais ou chorar por isso, pois ambas as tarefas são impossíveis com as ferramentas mencionadas. O mesmo acontece com a carne e o Espírito. Não podemos nos comunicar com um Ser santo e incorpóreo usando meios pecaminosos e carnais. A menos que nosso espírito tenha renascido com a vida do Espírito de Deus, simplesmente não temos a capacidade de ter comunhão com Ele. Precisamos nascer do Espírito.

Deus instituiu uma maneira de os seres humanos caídos entrarem em Sua santa presença, e essa é a única maneira de chegarmos a Ele. Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6). Quando Jesus ofereceu a Si mesmo como sacrifício pelo pecado (João 10:18) e ressuscitou, Ele abriu uma porta que estava trancada. Quando morreu na cruz, o véu do templo foi rasgado em dois, simbolizando o fato de que Ele abriu um caminho para entrar na presença de Deus. Deus abriu a porta do céu para que todo aquele que confia no sacrifício de Seu Filho possa nascer de novo em seu espírito (Marcos 15:38).

Quando depositamos nossa fé no Cristo ressuscitado, ocorre uma transação divina (2 Coríntios 5:21). Deus remove de nós o pecado, a culpa e a condenação que merecemos por causa de nossa rebelião contra Ele. Ele lança nosso pecado tão longe quanto o leste está do oeste (Salmo 103:12). No momento do arrependimento e da fé, o Espírito Santo sopra uma nova vida em nós, e nosso corpo se torna Seu templo (1 Coríntios 3:16). Nosso espírito agora pode se comunicar com o Espírito de Deus, pois Ele nos assegura que pertencemos a Ele (Romanos 8:16).

Podemos pensar no espírito humano como um balão esvaziado que paira sem vida em nosso coração. Mal temos consciência de sua existência até que Deus chame nosso nome e comece o despertar. Quando respondemos ao chamado de Deus com arrependimento e fé no que Jesus Cristo fez pela salvação, nascemos do Espírito. Nesse momento, o balão se infla. O Espírito Santo entra em nosso espírito e nos enche. Ele inicia Seu trabalho de transformação para que comecemos a nos parecer com Jesus (2 Coríntios 5:17; Romanos 8:29).

Há apenas dois tipos de pessoas no mundo: as que nasceram do Espírito e as que não nasceram. No final, somente essas duas categorias importam (João 3:3). Nossas vidas terrenas são oportunidades prolongadas para respondermos ao chamado de Deus e nascermos do Espírito (Hebreus 3:15).

English



Voltar à página principal em português

O que significa nascer do Espírito?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries