settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre o narcisismo?

Resposta


Narcisismo é o termo usado na psicologia para descrever uma preocupação consigo mesmo. É um termo grego tirado do nome do mitológico Narciso, que se apaixonou por sua própria imagem e foi condenado a morrer porque não se afastou dela. Um narcisista é uma pessoa que exibe um alto nível de egoísmo, vaidade e orgulho. Ele vê tudo de uma perspectiva de “como isso me afeta?”. A empatia é impossível para o narcisista porque sua única perspectiva é aquela centrada em si mesmo. Na psicologia, o narcisismo é visto como um amplo espectro de condições que vão do normal ao patológico.

A Bíblia diz que nascemos pecadores desde a queda (Romanos 5:12). Isso significa que nascemos apenas com tendências pecaminosas e sem a capacidade de sermos “bons” ou justos por conta própria. O que chamamos de “natureza humana” a Bíblia chama de “carne” (Gálatas 5:19-21). Parte da nossa natureza pecaminosa é um foco total no eu. Esse foco, também chamado de “egocentrismo”, é como os bebês veem e experimentam o mundo. O narcisismo é como o egocentrismo, pois o adulto ainda se relaciona com o mundo como uma criança, uma perspectiva que impede o crescimento pessoal e os relacionamentos.

As teorias psicológicas sobre o narcisismo sugerem que a pessoa narcisista usa mecanismos de defesa para se idealizar a fim de que não tenha que enfrentar seus próprios erros (pecado) ou falhas (estado decaído). O diagnóstico de transtorno de personalidade narcisista descreve os padrões de comportamento de uma pessoa narcisista como sendo arrogante, não empático, manipulador e invejoso; ele também possui um senso de direito e grandiosidade. De uma perspectiva bíblica, é claro que essas condições do coração são devidas ao orgulho, que é pecado (Provérbios 16:18). A Bíblia nos diz: “Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros” (Filipenses 2:4). O narcisista rotineiramente desobedece a esse comando.

O orgulho é uma razão pela qual as pessoas não sentem que precisam de um salvador ou perdão. O orgulho lhes diz que são pessoas “boas” ou têm um coração “bom”. O orgulho também cega as pessoas para sua própria responsabilidade pessoal e responsabilidade pelo pecado. O narcisismo (orgulho) mascara o pecado, enquanto o evangelho revela a verdade que leva ao remorso pelo pecado. Traços narcisistas podem ser perigosos porque, na pior das hipóteses, levarão uma pessoa a destruir outros para satisfazer a concupiscência da carne (2 Timóteo 3:2-8).

A Bíblia aborda as questões relacionadas ao narcisismo como parte do nosso eu natural pecaminoso (Romanos 7:5). Somos escravos da carne até colocarmos nossa fé em Jesus, que liberta os cativos (Romanos 7:14-25; João 8:34-36). Os crentes são então escravos da justiça quando o Espírito Santo começa a obra transformadora de santificação em suas vidas. No entanto, os crentes devem se render ao Senhor e se humilhar para ter a perspectiva de Deus em vez de uma perspectiva egoísta (Marcos 8:34). O processo de santificação se trata de afastar-se do eu (narcisismo) e voltar-se para Jesus.

Todas as pessoas são narcisistas até que aprendam a encobri-lo e se dar bem no mundo ou até que reconheçam sua própria carne e se arrependam de seus pecados. O Senhor ajuda as pessoas a sair do narcisismo quando recebem Jesus como o seu Salvador (Romanos 3:19-26). O crente tem o poder de começar a amar os outros como a si mesmo (Marcos 12:31).

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre o narcisismo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries