settings icon
share icon
Pergunta

O namoro missionário é uma boa ideia? Pode Deus usá-lo?

video
Resposta


O namoro missionário é a ideia moderna de que um cristão possa namorar um descrente com o objetivo de levar essa pessoa à fé em Cristo. Embora Deus possa usar tais relacionamentos para o evangelismo, a Bíblia diz que nossos relacionamentos mais importantes devem ser com outros crentes.


Um problema em avaliar o namoro missionário de uma perspectiva bíblica é que o namoro de qualquer tipo não era amplamente praticado nos tempos bíblicos. A maioria dos casamentos era arranjada. No entanto, uma vez que o namoro é frequentemente visto hoje como um “caminho” que leva ao casamento, os princípios bíblicos para o casamento podem ser aplicados ao namoro, o precursor do casamento.

A Bíblia ensina contra o casamento entre um crente e um incrédulo. Em 1 Coríntios 7:39, Paulo diz que uma viúva “fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor.” A estipulação de Paulo de que seu cônjuge “pertença ao Senhor” é uma diretiva clara para se casar com um cristão.

Paulo também escreve: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?” (2 Coríntios 6:14). O princípio aqui é que uma associação íntima com os incrédulos frequentemente leva à fé corrompida. Tornar-se romanticamente envolvido com um incrédulo é um convite a problemas. “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15:33).

E quanto aos casos em que um cristão namorou um descrente que acabou de convertendo? Louvamos ao Senhor por cada conversão, mas o fato de Deus ter escolhido salvar alguém que namorou um cristão não prova a sabedoria do namoro missionário em geral ou que seja sequer uma prática bíblica. Na verdade, há muito mais casos de namoro missionário em que um cristão baixou seus padrões ou abriu mão de suas crenças do que alguém sendo levado a Cristo. Apesar das melhores intenções, o namoro missionário permanece problemático e há formas muito mais efetivas de alcançar os perdidos. A indicação bíblica é que os crentes só devem namorar outros crentes.

English



Voltar à página principal em português

O namoro missionário é uma boa ideia? Pode Deus usá-lo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries