settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado de ‘nada tendes, porque não pedis’ em Tiago 4:2?

Resposta


O livro de Tiago contém muitas instruções práticas sobre como os cristãos devem viver suas vidas. Tiago escreveu aos crentes que pareciam ter alguns problemas de comportamento. A questão abordada no início do capítulo 4 tem a ver com o desejo de conseguir coisas.

Tiago 4:1–3: “De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.”

A passagem revela as seguintes ações e atitudes inadequadas:

1. O povo queria muito, e isso os fazia brigar e discutir entre si. Presumivelmente, estavam frustrados uns com os outros porque não conseguiam o que queriam.

2. A incapacidade de conseguir o que queriam levou alguns deles a “matar”. Talvez estivessem literalmente se matando; mais provavelmente, estavam pensando e fazendo coisas odiosas que Jesus disse que equivalem a assassinato (Mateus 5:22; cf. 1 João 3:15).

3. Cobiçaram, mas não conseguiram o que queriam, então continuaram brigando e discutindo.

4. Recusaram-se a orar ou, se o fizeram, foi por motivos egoístas.

Infelizmente, o grupo de pessoas a quem Tiago escreve se parece com muitas pessoas hoje. Existem cristãos que estão empenhados em promover sua própria agenda para conseguir o que desejam por todos os meios possíveis. Quando estão frustrados em seus objetivos, atacam uns aos outros.

Tiago diz que há uma maneira melhor. Em vez de cobiçar, brigar, discutir e até matar, os cristãos precisam simplesmente pedir a Deus o que desejam. Uma das razões pelas quais não têm o que querem é que não pediram.

Há um debate nos círculos teológicos sobre se Deus realmente “muda de ideia” em resposta às nossas orações. Alguns diriam que Deus nunca muda de ideia, que sempre fará o que planejou em primeiro lugar. Outros vão ao extremo oposto e dizem que Deus não pode ou não fará nada a menos que peçamos. Tiago 4 realmente não aborda essas questões maiores. Simplesmente diz que, se há algo que queremos, precisamos pedir a Deus, em vez de recorrer a meios ímpios. É lógico que há algumas coisas que não obteremos a menos que as peçamos, mas, se pedirmos, as receberemos. Então, se há algo que queremos, precisamos pedir. Os cristãos devem orar.

É claro que a declaração de Tiago de que “você não tem porque não pede” não garante que receberemos tudo o que pedimos. Um pai pode dizer a seu filho para não roubar nada do galpão de ferramentas, mas simplesmente perguntar se ele quer alguma coisa. Entretanto, se o menino de 10 anos pedir para obter a motosserra, o pai, por questões de segurança, pode não dar a ele. Da mesma forma, quando pedimos algo a Deus, Ele se reserva o direito de fazer o que for melhor para nós.

Tiago 4:3 traz outra situação em que Deus pode não conceder nossos pedidos: “... pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.” Portanto, embora seja melhor pedir coisas a Deus do que planejar e lutar e tentar obtê-las às custas de outras pessoas, existem alguns pedidos que ainda são egoístas em sua raiz, e Deus os negará. O ponto principal é que, quando você quer algo, precisa pedir a Deus e deixar que Ele decida o que é melhor para você.

Há momentos em que Deus pode dizer “não” porque pedimos com os motivos errados, e pode haver momentos em que diz “sim” porque deseja que tenhamos o que pedimos. Nossa oração é nosso sinal de que estamos nos submetendo ao julgamento de Deus sobre o que obtemos e como o obtemos. Sabendo que o que Deus quer nos dar é infinitamente mais valioso e melhor para nós do que aquilo que podemos sonhar sozinhos, oramos com confiança e fé.

Se há algo que você deseja, então peça a Deus. Muitas vezes, “nada tendes, porque não pedis”. Não há garantia de que conseguirá, mas é a sua melhor chance, e a oração o manterá dentro da vontade de Deus. Quando você submeter sua vontade à dEle, ficará feliz com o que Ele lhe dá, quer receba ou não o que originalmente pediu.

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado de ‘nada tendes, porque não pedis’ em Tiago 4:2?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries