settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre o mundanismo?

Resposta


A definição do dicionário de "mundano" é: "relacionado ou dedicado ao mundo temporal". Portanto, o mundanismo é a condição de se preocupar com os assuntos deste mundo, principalmente em detrimento das coisas espirituais. A Bíblia tem muito a dizer sobre o mundanismo, e não é nada bom.

Paulo compara o mundanismo à imaturidade espiritual em 1 Coríntios 3:1-3, onde se dirige aos crentes da igreja de Corinto a respeito de seu comportamento mundano. Embora fossem crentes - ele os chama de "irmãos" – ainda eram bebês espirituais que não conseguiam entender as coisas profundas de Deus que Paulo queria compartilhar com eles. Nunca haviam progredido além de aprender os fundamentos da fé e aparentemente estavam contentes em permanecer lá. Essa falta de maturidade os levou a se comportar como se ainda fizessem parte do mundo dos não salvos. Eles discutiam entre si sobre qual dos apóstolos era o maior por causa de qual dos apóstolos seguiam (1 Coríntios 1:11-13; 3:4), quando na verdade não estavam seguindo nenhum deles, mas estavam seguindo seus próprios desejos e seu anseio de se colocar acima dos outros. Paulo os exortou a crescer e amadurecer em sua fé para que parassem de ter um comportamento mundano.

As epístolas descrevem o mundanismo como o completo oposto da piedade. A sabedoria do mundo não é sabedoria alguma (1 Coríntios 3:18-19). Pelo contrário, é um absurdo, especialmente a sabedoria do mundo sobre o assunto da religião. Vemos isso hoje nas discussões intermináveis sobre "espiritualidade" por homens cuja sabedoria espiritual é baseada em nada além de ilusões mundanas. A verdadeira sabedoria que vem de Deus se contrapõe à tola "sabedoria" do mundo em toda a Escritura. A mensagem da cruz é loucura para aqueles com a sabedoria mundana que estão perecendo (1 Coríntios 1:18), porque a verdadeira sabedoria não vem das filosofias dos homens, mas da Palavra de Deus. A verdadeira piedade sempre tem a oposição do mundo.

Além disso, Paulo se refere a uma "tristeza do mundo" (2 Coríntios 7:10) que é o oposto da tristeza piedosa que vem do verdadeiro arrependimento. A tristeza que é de Deus é aquela que sentimos pelo nosso pecado quando passamos a vê-lo como Deus o vê e quando nosso ponto de vista concorda com o dEle. A tristeza mundana, ao contrário, não vem do conhecimento do pecado contra um Deus santo, mas das circunstâncias em que se encontram os mundanos. A tristeza do mundo surge do amor-próprio e pode originar-se da perda de amigos ou bens, da decepção, da vergonha e do infortúnio. No entanto, uma vez que as circunstâncias se corrigem, a tristeza do mundo desaparece. Porém, a tristeza de Deus só é aliviada voltando-se para Cristo, que é o único que nos liberta da dor, do castigo e do poder do pecado.

Finalmente, a Escritura faz uma clara distinção entre a amizade com Deus e a amizade com o mundo. Tiago 4:4 nos diz que "a amizade do mundo é inimiga de Deus". Continua dizendo que "aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus". O apóstolo Tiago usa as fortes palavras "inimizade" e "inimigo" para transmitir que podemos estar no mundo ou no reino, mas não em ambos, porque estão em extremos opostos do espectro. Aqueles que escolhem o mundanismo escolhem viver no campo do inimigo porque tudo o que é do mundo está sob o controle de Satanás (1 João 5:19). Satanás é o governante deste mundo e, quando escolhemos o mundo, nós nos alistamos em seu exército perverso e nos tornamos inimigos de Deus.

Para o cristão, a escolha é clara. A fim de evitar o mundanismo, devemos amadurecer na fé, crescendo em Cristo em todos os sentidos, de modo que não sejamos mais bebês espirituais, arrastados pelas mentiras do mundo (Efésios 4:14-15). Devemos conhecer a diferença entre a sabedoria de Deus e a loucura da sabedoria do mundo, e isso só pode ser feito por meio do estudo cuidadoso e diligente da Palavra, buscando a sabedoria de Deus em oração (Tiago 1:5) e desfrutando da comunhão com outros crentes maduros que podem nos encorajar a rejeitar o mundanismo e abraçar a santidade.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre o mundanismo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries