settings icon
share icon
Pergunta

Devem as mulheres cristãs usar calças?

Resposta


Se as mulheres cristãs devem ou não usar calças, leggings ou jeans tem sido uma questão de longa data entre os crentes. Talvez seja uma questão que tenha atraído mais atenção do que deveria nas últimas décadas. A fidelidade de uma filha de Deus não é medida, em última análise, pelas roupas que usa, mas por seu andar no Espírito (Gálatas 5:16).

Há uma passagem no Antigo Testamento que alguns usam para tratar da questão das mulheres vestindo calças ou jeans: “A mulher não usará roupa de homem, nem o homem, veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao Senhor, teu Deus” ( Deuteronômio 22:5). Esta foi uma ordem para Israel manter distinções de gênero em suas roupas; era também uma proibição contra o travestismo. Como nenhum israelita naquela época usava calças– ambos os sexos usavam algum tipo de manto – devemos nos perguntar como isso se aplicaria a diferentes culturas. O princípio geral é que homens e mulheres devem se vestir de maneira adequada à sua cultura, mantendo as distinções de gênero. Deuteronômio 22:5 não proíbe os escoceses de usar kilts, e não proíbe uma mulher de usar calças, desde que ela não esteja tentando parecer como um homem.

Uma discussão sobre a graça é apropriada aqui também. Os cristãos não estão sob a lei; antes, somos justificados pela fé em Cristo (Romanos 3:21-28). O crente em Cristo Jesus está “morto” para as restrições da lei. “Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra” (Romanos 7:6). Um crente não vive pelo legalismo, nem pela licenciosidade, mas pela graça.

A Bíblia não contém nenhum comando que regule as peças de roupa específicas que uma mulher deva usar. Nenhuma passagem menciona vestidos, saias, calças ou leggings como obrigatórios ou proibidos. A questão nas Escrituras é a modéstia, bem como a distinção de gênero. Paulo dirigiu-se às mulheres cristãs a respeito de seus trajes: “Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)” (1 Timóteo 2:9-10). As mulheres que adoram a Deus devem estar vestidas adequadamente, e suas escolhas de roupas devem refletir humildade, não ostentação; ordem, não desleixo; e moderação, não falta de restrição.

A questão das mulheres cristãs vestindo calças precisa ser abordada com graça. Biblicamente, a mulher deve usar roupas modestas, apropriadas para seu gênero e para a situação. Existem calças femininas que sejam modestas e apropriadas para algumas situações? Sim, e as mulheres cristãs são livres para usá-las. Existe um mandamento bíblico de que uma mulher tenha de usar calças? Não, e as mulheres cristãs são livres para usar apenas vestidos ou saias, se for sua escolha. É um assunto para a própria consciência da mulher diante do SENHOR. “Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova” (Romanos 14:22).

Ao nos concentrarmos na mulher interior, Deus cuidará da mulher exterior, e sabemos que “cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus” (Romanos 14:12). Nem quem usa calças nem quem usa apenas saias devem condenar sua irmã em Cristo.

English



Voltar à página principal em português

Devem as mulheres cristãs usar calças?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries