settings icon
share icon
Pergunta

O que é o monofisismo? O que é o eutiquianismo?

Resposta


O monofisismo é uma visão errônea ou herética sobre a natureza de Jesus Cristo. Duas escolas de pensamento monofisitas são o eutiquianismo e o apolinarismo. O monofisismo ensinava que Cristo tem uma natureza — uma natureza divina — não duas. O eutiquianismo ensinava especificamente que a natureza divina de Cristo estava tão misturada com a natureza humana que Ele, de fato, não era totalmente humano e nem totalmente divino. O eutiquianismo e o monofisismo são uma negação do ensino bíblico da união hipostática, de que as duas naturezas de Cristo são unidas, mas distintas. Os eutíquios seguiram os ensinamentos de Eutiques (378-452), um líder do século V de um mosteiro em Constantinopla; a palavra monofisismo vem de uma palavra grega que significa “uma natureza”.

O eutiquianismo se desenvolveu como uma resposta do século V ao nestorianismo, que ensinava que Cristo tem duas naturezas separadas, resultando em duas pessoas diferentes residindo no mesmo corpo. Eutiques, no entanto, foi longe demais em sua refutação de Nestório e acabou ensinando heresia também. Eutiques disse que a humanidade de Jesus foi essencialmente dissolvida ou obliterada por Sua natureza divina, descrevendo-a como sendo “dissolvida como uma gota de mel no mar”. Uma analogia que pode ajudar a explicar o que Eutiques quis dizer é uma gota de tinta colocada em um copo de água. O resultado é uma mistura que não é água pura ou tinta pura. Em vez disso, é uma terceira substância, uma mistura das duas na qual tanto a tinta quanto a água são alteradas de alguma forma. Em essência, isso é o que Eutiques ensinou sobre as naturezas de Cristo. Ele acreditava que a natureza humana de Cristo foi absorvida em Sua natureza divina de uma forma que ambas as naturezas foram alteradas em algum grau, o que resultou na formação de uma terceira natureza.

O monofisismo, incluindo o eutiquianismo, foi mais influente na Igreja Oriental do que no Ocidente. O ensino foi renunciado no Concílio de Calcedônia em 451 d.C., mas, em um ponto no final do século V, o Patriarca da Igreja Ortodoxa Oriental procurou reconciliar o monofisismo com o ensino ortodoxo. Nenhum acordo pôde ser alcançado, e os monofisitas foram eventualmente excomungados. O monofisismo continuou a ser amplamente aceito, no entanto, na Antioquia Síria, em Jerusalém e em Alexandria, no Egito.

Mais tarde, algumas pessoas apresentaram um acordo entre o monofisismo e a teologia ortodoxa chamada monotelismo (de uma palavra grega para “uma vontade”). Os promotores do monotelismo diziam que Cristo tinha duas naturezas, mas apenas uma vontade (divina). Essa negação da vontade humana de Jesus ignorou a declaração do próprio Jesus em Lucas 22:42, e o acordo falhou, sendo rejeitado por ambos os lados. Os monofisitas se recusaram a aceitar a doutrina das duas naturezas de Cristo, e o próprio monotelismo foi declarado heresia pelo Terceiro Concílio de Constantinopla (680-681).

Algumas igrejas hoje ensinam o que pode ser considerado uma forma modificada de monofisismo chamada miafisismo ou henofisitismo. O miafisismo ensina que Cristo tem uma natureza, mas que essa natureza consiste em duas naturezas, unidas em uma “sem mistura, sem confusão e sem alteração” (da liturgia divina copta). As igrejas ortodoxas orientais, incluindo a Igreja Ortodoxa Copta, mantêm a doutrina miafisista ou não-calcedônia.

O erro comum do monofisismo e do eutiquianismo é o ensino de que Cristo tinha apenas uma natureza. A doutrina da natureza de Cristo é crítica quando se trata da expiação. Se Jesus não fosse verdadeira e plenamente homem, então Ele não poderia ter sido um verdadeiro substituto para a humanidade; se Ele não fosse verdadeira e plenamente Deus, então Sua morte não poderia ter expiado nossos pecados.

English



Voltar à página principal em português

O que é o monofisismo? O que é o eutiquianismo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries