settings icon
share icon
Pergunta

O que significa que as misericórdias de Deus se renovam todas as manhãs?

Resposta


Lamentações 3:22-23 diz:
“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos,
porque as suas misericórdias não têm fim;
renovam-se cada manhã.
Grande é a tua fidelidade.”

A misericórdia e a compaixão de Deus se “renovam a cada manhã”, mais um motivo para louvá-lo.

O profeta Jeremias escreveu Lamentações em uma época de pesar e luto nacional, depois que a outrora grande cidade de Jerusalém caiu para a Babilônia por volta de 586 a.C. O livro descreve uma grande angústia - e uma grande esperança - de forma poética. O tema principal do livro é o julgamento de Deus sobre o pecado de Judá, bem como a Sua compaixão por Seu povo. Lamentações contém "lamentos" ou "grandes clamores" por Jerusalém e muitas expressões de angústia e dor, mas no capítulo 3, bem no meio do livro, há uma bela passagem de confiança e esperança.

O tom de Jeremias muda de desespero para esperança em Lamentações 3:21: "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança." A partir desse versículo e dos seguintes, sabemos que, mesmo nos momentos mais sombrios, Deus é fiel e não rejeitará o Seu povo para sempre. Todos os dias, todas as manhãs, Deus mostra a Sua misericórdia e compaixão.

Se olharmos atentamente para Lamentações 3:22-23, veremos alguns temas importantes. Primeiro, a "misericórdia" do Senhor permanece mesmo em tempos de dificuldade e julgamento divino. Deus nunca deixou de amar Israel, apesar de Sua disciplina. A palavra hebraica traduzida como "misericórdia" é usada cerca de 250 vezes no Antigo Testamento. Claro, refere-se à misericórdia, mas também inclui coisas como graça, amor, bondade, perdão, compaixão e fidelidade. A "grande misericórdia" de Deus por Seu povo foi o que o salvou de ser totalmente exterminado pela Babilônia. De acordo com a história, Deus mais tarde retornou o Seu povo ao que era sua terra e o abençoou novamente.

Um segundo tema é a infalível compaixão ou misericórdia de Deus. Na Bíblia, misericórdia é quando Deus retém uma punição justa. A palavra hebraica usada em Lamentações 3:22 tem a ver com terno amor, grande e terna misericórdia ou piedade. A mesma palavra é usada em Isaías 63:7: “Celebrarei as benignidades do Senhor e os seus atos gloriosos, segundo tudo o que o Senhor nos concedeu e segundo a grande bondade para com a casa de Israel, bondade que usou para com eles, segundo as suas misericórdias e segundo a multidão das suas benignidades.” O Senhor tem pena de Seus filhos sofredores; na verdade, as Suas misericórdias se renovam a cada manhã.

A declaração de Jeremias de que as misericórdias de Deus são "novas a cada manhã" está relacionada com a seguinte declaração: "Grande é a tua fidelidade" (Lamentações 3:23). Deus é imutável e Suas misericórdias para com Israel são ilimitadas. Sua aliança com os descendentes de Abraão seria mantida (veja Jeremias 31:35-37). Este foi o brilho radiante de esperança que brilhou através da fumaça das ruínas de Jerusalém.

A aurora de cada novo dia pode ser vista como um símbolo da luz de Deus rompendo a escuridão e de Sua misericórdia superando nossos problemas. Cada manhã demonstra a graça de Deus, um novo começo no qual as trevas devem fugir. Não é necessário que olhemos além do ar que respiramos ou do sol que brilha sobre nós, ou da chuva que cai para alimentar a terra. As misericórdias de Deus continuam nos alcançando através de um grande número de manifestações.

A misericórdia de Deus para conosco não tem prazo de validade. As suas misericórdias renovam-se todas as manhãs, porque são perpétuas e estão sempre disponíveis para os necessitados. Temos nossos altos e baixos, e até mesmo "os jovens se cansam e se fatigam" (Isaías 40:30), mas Deus é fiel em tudo isso. Cada dia que amanhece vem acompanhado de uma nova dose de compaixão que está à nossa disposição. A compaixão de Deus brota de um reservatório infinito; Suas misericórdias nunca acabam. Algumas manhãs acordamos de mau humor e ainda assim descobrimos que as misericórdias de Deus nos aguardam.

Os crentes continuam pecando e entristecendo o Espírito Santo, mas o perdão está sempre disponível (1 João 1:8-9). A misericórdia de Deus está disposta a perdoar os nossos pecados, pois o sangue derramado por Jesus Cristo na cruz os expiou. Servimos a um Deus grande, amoroso e misericordioso e, graças ao Seu grande amor, não somos consumidos. Nosso Deus é por nós, não contra nós.

Em Jesus Cristo temos a expressão máxima da misericórdia e compaixão de Deus (veja Mateus 14:14), e "Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre" (Hebreus 13:8). De fato, as misericórdias de Jesus são "novas a cada manhã".

English



Voltar à página principal em português

O que significa que as misericórdias de Deus se renovam todas as manhãs?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries