settings icon
share icon
Pergunta

O que significa realizar a salvação com temor e tremor (Filipenses 2:12)?

Resposta


Em Filipenses 2:12-13, Paulo escreve: "Assim, meus amados, como sempre obedecestes, não somente na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, realizai a vossa salvação com temor e tremor; porque é Deus quem produz em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade."

Esse texto é muitas vezes mal utilizado para incutir medo nas pessoas, alertando-as de que isso significa que elas podem perder a salvação. O que significa operar nossa salvação com temor e tremor? Paulo dificilmente estaria incentivando os crentes a viverem em uma condição contínua de nervosismo e ansiedade. Isso contradiria suas muitas outras exortações à paz de espírito, à coragem e à confiança no Deus que é o autor da nossa salvação. A palavra grega traduzida como "temor" nesse contexto também pode significar "reverência" ou "respeito". Paulo usa a mesma frase em (2 Coríntios 7:15), onde ele se refere a Tito como sendo encorajado pelo fato de os coríntios o receberem "com temor e tremor", ou seja, com grande humildade e respeito por sua posição como ministro do evangelho de Jesus Cristo. O próprio Paulo chegou à igreja de Corinto em "fraqueza, em temor e em grande tremor" (1 Coríntios 2:3), consciente da natureza grandiosa e impressionante da obra em que estava envolvido.

O sentido em que devemos trabalhar nossa salvação com temor e tremor é duplo. Primeiro, o verbo grego traduzido como "realizar" significa "trabalhar continuamente para levar algo à conclusão ou à fruição". Fazemos isso buscando ativamente a obediência no processo de santificação, que Paulo explica mais detalhadamente no próximo capítulo de Filipenses. Ele descreve a si mesmo como "esforçando-se" e "pressionando" em direção à meta da semelhança com Cristo (Filipenses 3:13-14). O "tremor" que ele experimenta é a atitude que os cristãos devem ter ao perseguir essa meta - um medo saudável de ofender a Deus por meio da desobediência e um temor e respeito por Sua majestade e santidade. "Tremor" também pode se referir a um tremor devido à fraqueza, mas essa é uma fraqueza de propósito mais elevado, que nos leva a um estado de dependência de Deus. A obediência e a submissão ao Deus que reverenciamos e respeitamos é o nosso "culto racional" (Romanos 12:1-2) e traz grande alegria. O Salmo 2:11 resume isso perfeitamente: "Cultuai o SENHOR com temor e regozijai-vos com tremor." Trabalhamos nossa salvação indo à própria fonte de nossa salvação - a Palavra de Deus - onde renovamos nossos corações e mentes (Romanos 12:1-2), entrando em Sua presença com um espírito de reverência e temor.

English



Voltar à página principal em português

O que significa realizar a salvação com temor e tremor (Filipenses 2:12)?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries