settings icon
share icon
Pergunta

Há algum significado para a lua cheia na Bíblia?

Resposta


A lua é uma das "grandes luzes" que Deus fez no quarto dia da criação (Gênesis 1:14-18). Essas grandes luzes foram criadas para ajudar a humanidade a marcar a passagem do tempo e a rotação da Terra. As culturas antigas baseavam suas estações e até mesmo celebrações nas fases da lua. Ultimamente, ouvimos falar muito sobre as "luas de sangue" como um sinal de que o retorno de Jesus é iminente, mas será que a lua cheia tem algum significado bíblico?

As luas cheias são mencionadas em alguns lugares nas Escrituras, mas não de uma forma que tenha um significado especial. As luas novas marcavam o início dos meses no calendário hebraico baseado na lunação e também significavam quando os israelitas deveriam trazer sacrifícios ao Senhor (Números 10:10; 28:11). O Salmo 81:3 faz alusão a festas de celebração realizadas "quando a lua está cheia". O profeta Joel predisse que "o sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR" (Joel 2:31; cf. Apocalipse 6:12). Isaías 30:26 fala de uma lua anormalmente brilhante que desempenhará um papel quando o Dia do Senhor chegar.

Os seres humanos têm a tendência de adorar qualquer coisa que pareça maior do que nós, e a adoração à lua (ou à deusa lua) tem sido um problema histórico. Deus nos advertiu sobre isso em Deuteronômio 4:19: "e para não acontecer que, levantando os olhos ao céu, e vendo o sol, a sua e as estrelas, todo esse exército do céu, sejais levados a vos inclinardes perante eles, prestando culto a essas coisas que o SENHOR, vosso Deus, concedeu igualmente a todos os povos debaixo do céu." Algumas culturas atribuíram qualidades divinas ao sol e à lua e construíram altares para eles e os adoraram. Mas a lua é uma criação de Deus, assim como a Terra, e não é digna de adoração ou louvor. Quando desviamos nosso foco do Criador para a criação, somos culpados de idolatria (Romanos 1:25).

Uma importante verdade espiritual que podemos aprender com a lua cheia é que, por mais brilhante e bonita que a lua cheia pareça, ela não tem brilho próprio. Ela depende inteiramente do sol para obter sua luz. Sem o sol, a lua é apenas um pedaço de rocha escura. Da mesma forma, nós, seres humanos, não temos luz própria. Fomos criados à imagem de Deus para refletir Seu brilho e glória (Gênesis 1:27). Quando nos voltamos para encarar a majestade do Deus Todo-Poderoso, quando nos rendemos a Ele e O buscamos de todo o coração, refletimos a Sua glória (Mateus 5:14). Fomos criados para sermos refletores da Sua luz neste mundo (João 1:4-5). Quando brilhamos na glória de Deus, não devemos ser adorados, assim como a lua não deve ser adorada. Devemos apontar as pessoas para Jesus, comprometendo-nos a refletir a Sua luz (João 8:12).

English



Voltar à página principal em português

Há algum significado para a lua cheia na Bíblia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries