settings icon
share icon
Pergunta

A limpeza está próxima da piedade?

Resposta


O ditado "a limpeza está próxima da piedade" não aparece na Bíblia. A expressão é um provérbio arcaico encontrado em textos religiosos babilônicos e hebraicos. Sua estreia na língua inglesa, em uma forma modificada, é encontrada nos escritos do filósofo e cientista Sir Francis Bacon. Em Advancement of Learning (1605), ele escreveu: "A limpeza do corpo sempre foi considerada como resultado de uma devida reverência a Deus". Quase duzentos anos depois (1791), John Wesley fez uma referência à expressão em um de seus sermões na forma que a usamos hoje. Wesley escreveu: "O desleixo não faz parte da religião. A limpeza está, de fato, próxima da piedade".

É difícil dizer de onde surgiu a ideia de uma conexão entre a limpeza e a piedade. Os israelitas certamente se preocupavam com os conceitos de "limpo" e "impuro" porque uma grande parte da Lei Mosaica descreve os princípios de cada um deles. Entre as coisas impuras que o povo de Deus deveria evitar estão cadáveres e carcaças, comer certos animais, lepra e secreções corporais. Rituais elaborados de lavagem eram prescritos para tornar uma pessoa impura novamente limpa, de modo que ela pudesse voltar a entrar na comunidade e no santuário do Senhor (Números 19). Para os judeus, cumprir as leis e os regulamentos cerimoniais era considerado a maneira de se aproximar de Deus. Portanto, não é de se admirar que a expressão tenha suas raízes na literatura hebraica.

Biblicamente falando, no entanto, a limpeza externa não tem relação com a piedade. Jesus deixou claro que os homens são contaminados pelo que está em seus corações e que a piedade não é alcançada pelo que comemos ou deixamos de comer ou pela frequência com que lavamos as mãos (Mateus 7:18-23). Os fariseus que questionaram Jesus sobre Seus ensinamentos não conseguiram entender essa verdade. Eles aderiram às exigências e cerimônias do Antigo Testamento enquanto esperavam pelo Messias. Mas quando Ele chegou e se apresentou diante deles, estavam cegos por seus próprios esforços para obter a justiça pela Lei e O negaram. Ele lhes disse: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida" (João 5:39-40). Apesar de toda a sua atenção aos detalhes de limpo e impuro, eles continuavam longe da piedade.

A palavra grega traduzida como "piedade" no Novo Testamento significa "santidade", sem a qual ninguém verá a Deus (Hebreus 12:14). Mas é uma santidade que não é obtida pela obediência à Lei, o que é impossível (Romanos 3:20; Gálatas 2:16), mas por sermos transformados em criações completamente novas em Cristo pelo poder de Deus (2 Coríntios 5:17; Efésios 4:24). No momento da salvação, somos completamente limpos e justos diante de Deus e só então podemos participar da Sua piedade.

English



Voltar à página principal em português

A limpeza está próxima da piedade?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries