settings icon
share icon
Pergunta

Qual deve ser a nossa resposta quando um líder cristão renuncia à fé e se afasta?

Resposta


É algo muito trágico quando um líder cristão escolhe renunciar à sua fé. Lamentamos tal evento, e a tristeza que sentimos é agravada pelo fato de que a apostasia geralmente é acompanhada por outras notícias de partir o coração: um divórcio, a revelação de pecados secretos, a adesão de padrões morais mundanos, etc. Os efeitos abrangentes de um líder cristão renunciando à fé se estendem a ele, sua família, sua antiga igreja e a igreja em geral. Não vemos a maioria dos apóstatas, mas aqueles com uma posição de alto perfil (alguns diriam “celebridade”) dentro da igreja são manchetes quando abandonam a fé.

O problema de haver falsos crentes dentro da igreja, mesmo em posições de liderança, não é novidade. Jesus nos advertiu sobre os falsos profetas (Mateus 7:15; 24:11). Paulo advertiu os anciãos de Éfeso sobre os apóstatas surgindo entre o seu próprio grupo (Atos 20:29-31). Ele advertiu Timóteo do perigo espiritual e deu exemplos: “Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia, conservando a fé e a boa consciência, rejeitando a qual alguns fizeram naufrágio na fé. E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar” (1 Timóteo 1:18–20). João forneceu uma visão sobre a condição espiritual dos apóstatas: “Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós” (1 João 2:19). Em outras palavras, os apóstatas não são pessoas que “perderam” a sua salvação; em vez disso, são pessoas que nunca foram salvas em primeiro lugar. Os falsos crentes finalmente mostram suas verdadeiras cores. O joio é eventualmente distinguível do trigo.

Como devemos responder quando as pessoas em quem confiamos como bons líderes na igreja caem? Aqui estão algumas dicas para o cristão:

1. Examine a si mesmo. Somos chamados à humildade, não ao orgulho. “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia” (1 Coríntios 10:12). Pedro achou que o seu próprio compromisso com Cristo era mais forte do que o dos outros discípulos, e disse isso a Jesus: “Ainda que todos se escandalizem, nunca, porém, eu” (Marcos 14:29). Mas Pedro não era tão forte quanto pensava (versículo 30). Cada um de nós tem a responsabilidade de levar a sério o estado do seu relacionamento com Deus: “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados” (2 Coríntios 13:5). Estamos realmente na fé, ou estamos apenas prestando serviços a Cristo da boca para fora e fingindo segui-lo?

2. Ore pelo apóstata. A decisão de alguém de “afastar-se” da fé deve partir os nossos corações. Ore por restauração e que ele ou ela venha a conhecer o Senhor em verdade. Ore por todos na esfera de influência do apóstata: membros da família, membros da igreja e outros próximos ao apóstata que certamente serão devastados pelas notícias.

3. Olhe para Jesus. Só ele é o autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12:2). Neste momento, pode ser um certo pastor ou autor de best-sellers que detém as manchetes. Amanhã, pode ser outra pessoa. No entanto, o nosso foco deve ser Jesus. Ele nunca muda (Hebreus 13:8). Seu amor, Sua pureza e Sua veracidade são constantes. As manchetes de nossos corações devem sempre apresentar Cristo e a Sua obra perfeita.

4. Lembre-se de que o evangelho não é afetado pelas ações de homens falíveis. A decisão de um apóstata de deixar a fé não diz exatamente nada sobre quem é Jesus ou a verdade da Bíblia. Entretanto, diz muito sobre o apóstata. Fechar a cortina de uma janela não faz com que o sol se vá, e a escolha de alguém para rejeitar a verdade não muda a verdade. O evangelho permanece imaculado: o arrependimento e a fé na morte e ressurreição de Cristo resultarão no Espírito Santo sobrenaturalmente transformando uma pessoa de um filho do diabo em um filho de Deus.

5. Procure o bem que os verdadeiros seguidores de Cristo estão fazendo todos os dias. É fácil insistir em histórias negativas sobre líderes cristãos nas notícias. Mas a igreja está fazendo coisas maravilhosas todos os dias ao redor do mundo. Para citar o representante nacional da GARBC, Mike Hess: “Considere como Deus usou a Sua igreja na semana passada. Em todo o mundo, pastores fiéis se levantaram e proclamaram sem vergonha as boas novas do evangelho de Jesus Cristo. Servos fiéis serviram sacrificialmente crianças em igrejas durante a Escola Bíblica de Férias. Outros ouviram pacientemente e oraram com aqueles que passavam por sofrimento e dor indescritíveis. Vizinhos foram convidados a entrar em casas onde o amor de Cristo foi exemplificado por cristãos demonstrando hospitalidade generosa. Órfãos foram adotados. A disciplina amorosa e restauradora da igreja resultou em doce arrependimento e reconciliação. As igrejas locais enviaram equipes em curtas viagens missionárias ao redor do mundo. Nova esperança foi injetada em casamentos em dificuldades por meio de aconselhamento bíblico compassivo que busca ajudar em vez de condenar duramente. Os pródigos voltaram para casa. Novos crentes tornaram a sua fé pública e se identificaram com o evangelho no batismo do crente. E talvez o mais importante, muitos chegaram à fé salvadora em Cristo” (de um comentário do site GARBC, acessado em 01/08/2019). Nenhuma dessas coisas chama a atenção nacional. Talvez devessem.

6. Vista toda a armadura de Deus. Esta batalha espiritual em que estamos é real. O nosso inimigo está ativo e procurando a quem possa devorar (1 Pedro 5:8). No entanto, Deus nos deu proteção (Efésios 6:10-18) que seria sábio usar.

7. Fique conectado com os crentes em sua igreja. Temos um grande trunfo em outros crentes que podem nos exortar, encorajar e edificar. Podemos prestar contas uns aos outros e ajudar a nos proteger contra a invasão sutil do pecado. “Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado” (Hebreus 3:12-13). O encorajamento é um remédio que ajuda a combater o envenenamento pelo pecado e o endurecimento espiritual. Uma dose disso é prescrita diariamente.

A doutrina é importante, assim como uma caminhada diária e honesta com Deus. Que o Senhor nos preserve de cair e desonrar o Seu nome.

English



Voltar à página principal em português

Qual deve ser a nossa resposta quando um líder cristão renuncia à fé e se afasta?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries