settings icon
share icon
Pergunta

Haverá lágrimas no céu?

Resposta


A Bíblia nunca menciona especificamente lágrimas no céu. Jesus fala da alegria que ocorre no céu quando um pecador se arrepende (Lucas 15:7, 10). A Bíblia diz que, mesmo agora, aqueles que creem em Jesus Cristo exultam “com alegria indizível e cheia de glória” (1 Pedro 1:8) – se nossas vidas terrenas são tão caracterizadas pela alegria, como deve ser o céu? Certamente, o céu será um lugar muito mais alegre. Em contraste, Jesus descreveu o inferno como um lugar de choro e “ranger de dentes” (Lucas 13:28). Sendo assim, depois de uma olhada superficial nas Escrituras, parece que as lágrimas farão parte do domínio do inferno, e o céu estará livre de lágrimas.

A promessa de Deus sempre foi de tirar a tristeza do Seu povo e substituí-la por alegria. “Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30:5). E “os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão” (Salmo 126:5). Como em tudo mais, Jesus é o nosso modelo nisso. Nosso Senhor é “o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus” (Hebreus 12:2). O choro de Jesus deu lugar à alegria antecipada.

Está chegando um tempo em que Deus removerá todas as lágrimas dos Seus redimidos. “Tragará a morte para sempre, e, assim, enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra o opróbrio do seu povo, porque o Senhor falou” (Isaías 25:8). O apóstolo João cita a profecia de Isaías ao registrar sua visão do céu em Apocalipse 7:17. No final dos tempos, Deus cumpre a Sua promessa: “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Apocalipse 21:4). O interessante é o momento deste evento: acontece após o julgamento do Grande Trono Branco (Apocalipse 20:11-15) e após a criação dos novos céus e nova terra (Apocalipse 21:1).

Considere isto: se Deus enxuga toda lágrima após a nova criação, isso significa que as lágrimas ainda podem ser possíveis até aquele ponto. É concebível, embora não certo, que haja lágrimas no céu até a nova criação acontecer. Lágrimas no céu parecem fora de lugar, mas aqui estão algumas vezes em que podemos especular que as lágrimas possam cair, mesmo no céu:

1) No Tribunal de Cristo. Os crentes enfrentarão um tempo em que “a obra de cada um” será testada (1 Coríntios 3:13). Aquele cujas obras são “madeira, feno, palha... sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo” (versículos 12 e 15). Sofrer a perda de uma recompensa certamente será um momento triste – será que esse poderia ser um momento de lágrimas no céu, ao percebermos o quanto mais poderíamos ter honrado o Senhor? Talvez.

2) Durante a tribulação. Depois que o quinto selo é quebrado, a perseguição aos crentes durante a tribulação se intensifica. Muitos são mortos pela besta ou Anticristo. Esses mártires são retratados em Apocalipse 6 como estando debaixo do altar no céu, esperando que o Senhor decretasse vingança: “Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?” (versículo 10). Essas almas estão no céu, mas ainda se lembram da ocasião de sua morte e buscam justiça. Esses indivíduos poderiam estar derramando lágrimas enquanto mantêm vigília? Talvez.

3) Na condenação eterna dos entes queridos. Supondo que as pessoas no céu tenham algum conhecimento do que acontece na Terra, é possível que saibamos quando um ente querido rejeita a Cristo e passa para uma eternidade sem Deus. Este seria um conhecimento angustiante, naturalmente. Durante o Julgamento do Grande Trono Branco, será que aqueles no céu poderão ver esses procedimentos e, em caso afirmativo, derramarão lágrimas devido aos que estão condenados? Talvez.

Mais uma vez, temos especulado. Não há menção bíblica de lágrimas no céu. O céu será um lugar de conforto, descanso, comunhão, glória, louvor e alegria. Se houver lágrimas, pelas razões listadas acima, todas serão enxugadas no estado eterno. “Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus” (Isaías 40:1). E "aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas" (Apocalipse 21:5).

English



Voltar à página principal em português

Haverá lágrimas no céu?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries