settings icon
share icon
Pergunta

O que é a justiça?

Resposta


Os dicionários definem a justiça/retidão como "comportamento que é moralmente justificável ou correto". Esse comportamento é caracterizado por padrões aceitos de moralidade, justiça, virtude ou retidão. O padrão bíblico de retidão humana é a perfeição do próprio Deus em cada atributo, cada atitude, cada comportamento e cada palavra. Assim, as leis de Deus, conforme apresentadas na Bíblia, descrevem o Seu próprio caráter e constituem o fio de prumo pelo qual Ele mede a retidão humana.

A palavra grega do Novo Testamento para "retidão" descreve principalmente a conduta em relação aos outros, especialmente no que diz respeito aos direitos dos outros nos negócios, em questões legais e em seu relacionamento com Deus. Ela é contrastada com a maldade, a conduta daquele que, por egocentrismo grosseiro, não reverencia a Deus nem respeita o homem. A Bíblia descreve a pessoa justa como reta ou correta, apegando-se a Deus e confiando nEle (Salmo 33:18-22).

A má notícia é que a justiça verdadeira e perfeita não é possível para o homem alcançar por si mesmo; o padrão é simplesmente muito alto. A boa notícia é que a verdadeira retidão é possível para a humanidade, mas somente por meio da purificação do pecado por Jesus Cristo e da habitação do Espírito Santo. Não temos a capacidade de alcançar a justiça por nós mesmos. Mas os cristãos possuem a justiça de Cristo, porque "aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Coríntios 5:21). Essa é uma verdade surpreendente. Na cruz, Jesus trocou nosso pecado por Sua perfeita justiça, de modo que um dia poderemos nos apresentar diante de Deus e Ele não verá nosso pecado, mas a santa justiça do Senhor Jesus.

Isso significa que somos feitos justos aos olhos de Deus, ou seja, que somos aceitos como justos e tratados como justos por Deus por causa do que o Senhor Jesus fez. Ele foi feito pecado; nós fomos feitos justiça. Na cruz, Jesus foi tratado como se fosse um pecador, embora fosse perfeitamente santo e puro, e nós somos tratados como se fôssemos justos, embora sejamos contaminados e depravados. Por causa do que o Senhor Jesus suportou em nosso favor, somos tratados como se tivéssemos cumprido inteiramente a Lei de Deus e nunca tivéssemos sido expostos à sua penalidade. Recebemos essa preciosa dádiva de justiça do Deus de toda misericórdia e graça. A Ele seja a glória!

English



Voltar à página principal em português

O que é a justiça?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries