settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a imposição de mãos?

Resposta


A "imposição de mãos" é uma ação bíblica; no entanto, não há um mandamento bíblico que exige fisicamente impor as mãos para um ministério espiritual particular. Jesus certamente impôs as Suas mãos sobre muitos dos que curou; no entanto, Ele também curou sem fazê-lo. Na verdade, houve momentos em que não estava nem perto dos que curou. Mateus 8:8 descreve Jesus curando o servo do centurião sem passar perto da sua casa.

Seguem-se dois exemplos a serem considerados: em um caso, o Espírito Santo concede o dom de falar em línguas com um apóstolo impondo as suas mãos; no outro, Ele o faz sem a imposição de mãos, mas simplesmente através da pregação do apóstolo.

"Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus. Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam" (Atos 19:4-6).

"Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo; pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus" (Atos 10:44-46).

Em 1 Timóteo 5:22, o pensamento não é nem tanto advertir sobre a ação física da imposição de mãos, mas sim que deve-se conceder a responsabilidade da liderança espiritual (de qualquer forma em que for feito) com muito cuidado. Não é para ser feito "de repente" ou sem a devida consideração: "A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro."

Sem dúvida, a imposição de mãos na igreja primitiva era um meio de conectar a mensagem com o mensageiro, ou o dom espiritual com o doador talentoso. Ela servia como um "sinal" de autenticação por meio do qual a manifestação física de um dom espiritual era transmitida. Precisamos entender que não existem fórmulas mágicas bíblicas para o ministério da Igreja. Impor as mãos não tem poder em si mesmo, mas só é usado por Deus quando feito de acordo de acordo com a Sua Palavra.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a imposição de mãos?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries