settings icon
share icon
Pergunta

Quem é o homem do pecado em 2 Tessalonicenses 2:1-12?

Resposta


O homem do pecado em 2 Tessalonicenses 2:1-12 é o Anticristo que entrará o cenário mundial no início do Dia do Senhor. Este dia, às vezes chamado de "tempos finais", começa após o arrebatamento da igreja em 1 Tessalonicenses 4:13-18 (cf. 1 Tessalonicenses 5:1-11). É bom notar que o dia do Senhor não é um período de vinte e quatro horas. Pelo contrário, é um longo período de tempo que inclui a tribulação de sete anos, o retorno de Cristo para derrubar toda a rebelião contra Ele, o reinado de 1.000 anos de Cristo na Terra, a derrota final de Satanás e o Julgamento do Grande Trono Branco.

O Anticristo recebe o título de "homem do pecado" porque ele se oporá em todos os sentidos ao Deus bíblico e Sua lei. Ele será completamente desregrado. Daniel 7 fala desse homem como um "grande" rei que "cuidará em mudar os tempos e a lei" (versículos 11 e 25). Ele virá oferecendo uma falsa paz ao mundo e irá, com sua personalidade carismática, incríveis promessas e milagres de tirar o fôlego, unir todas as nações politicamente, economicamente e religiosamente sob sua liderança. Ao mesmo tempo, ele fará uma aliança com Israel por três anos e meio (cf. Daniel 9:27). Em meados dos sete anos, o homem do pecado vai quebrar sua aliança com Israel, parar seus sacrifícios (Daniel 9:27) e entrar no templo para se estabelecer como "deus" e exigir adoração (2 Tessalonicenses 2:4). Esta é a "abominação da desolação" de que Jesus falou em Marcos 13:14.

Satanás trabalha através do Anticristo, uma vez que o próprio Satanás não é capaz de se tornar encarnado. Ao possuir e controlar o Anticristo, Satanás é adorado no templo onde o Deus bíblico deve ser adorado. Não é de abismar que o Anticristo seja chamado de homem do pecado. Agir como "deus" é a rejeição final do caráter e leis do Deus da Bíblia.

Esta ação do Anticristo causará uma reviravolta em seu reino mundial, e forças do Oriente se reunirão para lutar contra ele. No entanto, em vez de lutar uns com os outros, as forças do mundo se unem para lutar o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o qual vem derrotar o homem do pecado e seus aliados na grande batalha de Armagedom (Apocalipse 16:16; 19). Claro, o homem do pecado perde essa batalha. Ele e seu falso profeta são então lançados no lago de fogo (Apocalipse 19:20). A Palavra de Deus (Apocalipse 19:13), Jesus Cristo, será o vencedor.

Uma rápida observação dos acontecimentos em nosso mundo hoje revela que a ilegalidade está em ascensão. Não só isso, mas continuará a aumentar (2 Timóteo 3:13), e quando o homem da ilegalidade aparecer na cena, ele será recebido com os braços abertos. Aqueles que rejeitaram o verdadeiro príncipe da paz, Jesus Cristo, cairão pela promessa vazia da paz do Anticristo. É de vital importância que cada um de nós tenha certeza de que aceitamos Jesus Cristo como nosso Salvador pessoal e estejamos vivendo para Ele. "Olhai! vigiai! porque não sabeis quando chegará o tempo" (Marcos 13:33).

English



Voltar à página principal em português

Quem é o homem do pecado em 2 Tessalonicenses 2:1-12?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries