settings icon
share icon
Pergunta

O que significa o fato de que hoje é o dia da salvação?

Resposta


Deus disse ao mundo pecador, em termos inequívocos, para se arrepender (Marcos 6:12; Lucas 24:47; Atos 3:19; 17:30). Arrepender-se significa mudar sua mente da aceitação do pecado e da rejeição de Cristo para a rejeição do pecado e a aceitação de Cristo. Aqueles que se recusam a se arrepender e a se voltar para Cristo com fé sofrerão as consequências eternas. Dado o fato do inferno, a humanidade em seu pecado está em uma situação terrível. Por que alguém adiaria o arrependimento? No entanto, muitos o fazem, mesmo admitindo seu pecado e afirmando ver sua necessidade de salvação.

Há vários motivos para não adiar o arrependimento. Primeiro, o mandamento bíblico para o arrependimento é acompanhado de um apelo urgente para que o façamos agora: Paulo cita Isaías 49:8, que fala do "dia da salvação". Em seguida, ele diz para não demorar: "No tempo aceitável eu te escutei e no dia da salvação eu te socorri. Agora é o tempo aceitável, agora é o dia da salvação" (2 Coríntios 6:2). O arrependimento deve ocorrer assim que Deus, o Espírito Santo, nos convencer de nossos pecados (veja João 16:8). Em outras palavras, hoje é o dia do arrependimento. "Se hoje ouvirdes sua voz, não endureçais o coração" (Salmo 95:7-8).

Outro problema de adiar o arrependimento é que ninguém sabe o dia em que vai morrer. E depois da morte vem o julgamento (Hebreus 9:27). O rico insensato da parábola de Jesus (Lucas 12:16-20) pensou que tinha muito tempo para aproveitar a vida, mas Deus tinha uma notícia para ele: "Insensato, esta noite te pedirão a tua vida; e o que tens preparado, para quem será?" (versículo 20). Temos o dia de hoje - temos o momento presente - e devemos usá-lo com sabedoria.

Outro motivo para não adiar o arrependimento é que, toda vez que nos recusamos a nos arrepender, continuamos a pecar e nosso coração fica mais duro (ver Hebreus 3:7-8). Toda vez que uma pessoa diz "não" ao que é certo, fica um pouco mais fácil dizer "não" da próxima vez também. Há um endurecimento gradual do coração, um desgaste da consciência (1 Timóteo 4:2), que pode entorpecer uma pessoa não salva a ponto de não sentir mais nada. Essa é uma condição espiritual perigosa.

Além disso, quanto mais duro for o coração de uma pessoa, mais "força" Deus terá de aplicar para levá-la ao arrependimento. Isso é ilustrado nas pragas cada vez mais severas no Egito. Como o Faraó continuou a endurecer seu coração, as pragas continuaram e pioraram até culminar na perda de vidas em todas as casas egípcias (Êxodo 7-11). "É inútil resistires ao aguilhão" (Atos 26:14).

Tragicamente, há um ponto de não retorno. Deus pode, eventualmente, parar de tentar levar os cronicamente rebeldes ao arrependimento e entregá-los aos seus próprios caminhos (Romanos 1:28). Nunca sabemos quando será esse ponto de não retorno, portanto, a melhor parte da sabedoria é o arrependimento oportuno.

Ao adiar o arrependimento, estamos adiando certas bênçãos de Deus. Pelo menos três versículos trazem isso à luz: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que os vossos pecados sejam apagados" (Atos 3:19). "Quem encobre suas transgressões jamais prosperará, mas quem as confessa e as abandona alcançará misericórdia" (Provérbios 28:13). "Porém as vossas iniquidades afastaram essas coisas, e os vossos pecados apartaram de vós o bem" (Jeremias 5:25). Portanto, ao adiar o arrependimento, perdemos o refrigério de Deus, podemos não prosperar (aos olhos de Deus) e podemos ser privados da bondade de Deus.

É verdade que Deus é gracioso conosco e que uma pessoa pode se arrepender até no dia de sua morte. Mas não devemos viver de forma presunçosa. Não temos a garantia do amanhã. O comentarista Charles John Ellicott colocou isso corretamente: "Para cada igreja e nação, para cada alma individual, há um presente de ouro que pode nunca mais se repetir" (Commentary for English Readers, entrada para 2 Coríntios 6:2).

Tiago 4:17 diz: "Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado." Quando sabemos o que é certo, somos responsáveis por fazê-lo. E quando sabemos que algo é pecado, temos a responsabilidade de nos arrepender e abandoná-lo. Não ousamos adiar o arrependimento. Houve um momento em que o Senhor fechou a porta da arca, e o dilúvio varreu todos os que estavam fora da arca (Gênesis 7:16). Houve um momento em que a festa de casamento começou, e aqueles que não estavam prontos para a chegada do noivo foram trancados do lado de fora (Mateus 25:1-13).

English



Voltar à página principal em português

O que significa o fato de que hoje é o dia da salvação?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries