settings icon
share icon
Pergunta

O que é hamartiologia?

Resposta


A hamartiologia é o estudo do pecado. Ela lida com a origem do pecado, como afeta a humanidade e em que resultará após a morte. Pecar essencialmente significa "errar o alvo". Todos nós erramos o alvo da justiça de Deus (Romanos 3:23). A hamartiologia, então, explica por que erramos o alvo, como erramos o alvo e as consequências desse erro. Estas são algumas questões importantes quanto a esse assunto:

Qual é a definição de pecado? O pecado é descrito na Bíblia como uma transgressão da lei de Deus (1 João 3:4) e rebelião contra Deus (Deuteronômio 9:7; Josué 1:18).

Todos nós herdamos o pecado de Adão e Eva? Romanos 5:12 fala sobre isso: "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram."

São todos os pecados iguais para Deus? Existem níveis para o pecado - alguns pecados são piores que outros. Ao mesmo tempo, em relação às consequências eternas e salvação, todos os pecados são iguais. Todo e qualquer pecado levará à condenação eterna (Romanos 6:23).

Como posso saber se algo é pecado? Há coisas que a Bíblia especificamente menciona e declara serem um pecado. A questão mais difícil é determinar o que é pecaminoso em áreas que a Bíblia não aborda diretamente.

Pode parecer que estudar um assunto deprimente como o pecado seria contraproducente para o cristão. Afinal, não somos salvos do pecado pelo sangue de Cristo? Sim! Entretanto, antes que possamos entender a salvação, precisamos primeiro entender por que precisamos de salvação. É aí que entra a hamartiologia. Ela explica que somos todos pecadores - por herança, por imputação e por nossa própria escolha pessoal. Mostra-nos por que Deus deve nos condenar pelos nossos pecados. A hamartiologia aponta para a solução do pecado - o sacrifício expiatório de Jesus Cristo. Quando verdadeiramente compreendemos nossas naturezas pecaminosas, começamos a compreender a profundidade e a amplitude da natureza de nosso grande Deus, o qual, por um lado, condena os pecadores ao inferno em um julgamento justo, mas por outro, satisfaz os Seus próprios requisitos para a perfeição. Somente quando compreendemos a profundidade do pecado podemos entender a altura do amor de Deus pelos pecadores.

Uma passagem chave sobre a hamartiologia é Romanos 3:23-24: "pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus".

English



Voltar à página principal em português

O que é hamartiologia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries