settings icon
share icon
Pergunta

“Por que Deus disse: ‘Haja luz’ durante a criação?

Resposta


No primeiro dia da criação, Deus disse: “Haja luz” (Gênesis 1:3), e a luz apareceu como algo separado das trevas. Alguns podem se perguntar com quem Deus está falando. Será que havia algum carcereiro cósmico que mantinha a luz trancada a sete chaves?

A frase haja luz é uma tradução da frase hebraica yehi ˈor, que foi traduzida como “fiat lux” em latim. Uma tradução literal seria um comando, algo como “Luz, exista”. Deus está falando no vazio e ordenando que a luz venha a existir. A Bíblia nos diz que Deus criou os céus e a terra e tudo o mais que existe simplesmente falando-os à existência (Gênesis 1). Sua personalidade, poder, criatividade e beleza foram expressos na criação da mesma forma que a personalidade e os atributos pessoais de um artista são expressos através da arte ou da música. A ideia de luz, existindo primeiro na mente de Deus, recebeu forma pelas palavras “Haja luz” ou “Que a luz exista”.

A realidade do poder criativo da voz de Deus tem importantes implicações espirituais que vão muito além do próprio relato da criação. A luz é frequentemente usada como metáfora na Bíblia, e a palavra iluminação (“iluminação divina do coração humano com a verdade”) tem a ver com trazer as coisas à luz. A iluminação espiritual é uma espécie de “criação” que ocorre no coração humano. “Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo” (2 Coríntios 4:6). O próprio Jesus é “a luz do mundo” (João 8:12).

Quando Deus disse: “Haja luz”, na criação, e a luz apareceu, isso mostrou o poder criativo e o controle absoluto de Deus. A luz física que Deus fez no primeiro dia da criação é uma imagem maravilhosa do que Ele faz em cada coração que confia em Cristo, a Verdadeira Luz. Não há necessidade de andar nas trevas do pecado e da morte; Cristo disse: “quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8:12).

English



Voltar à página principal em português

“Por que Deus disse: ‘Haja luz’ durante a criação?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries