settings icon
share icon
Pergunta

Quando foi antes da fundação do mundo?

Resposta


A Bíblia se refere à “fundação” do mundo em várias passagens. Fundar algo é estabelecer uma coisa ou lançar as bases ou assegurar os fundamentos para ela. A “fundação do mundo” é uma referência ao ato de criação de Deus. Quando as Escrituras se referem a algo que tem sido verdade “desde a fundação do mundo”, isso significa “por toda a história humana”. Entretanto, quando as Escrituras se referem a algo que aconteceu “antes da fundação do mundo”, o evento em discussão ocorreu antes que qualquer coisa fosse criada, na eternidade passada.

Em Efésios 1:4, lemos sobre algo que aconteceu na eternidade passada: “...assim como [Deus] nos escolheu, nele [Cristo], antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele”. Esta é uma passagem incrível, com ênfase na escolha de Deus – antes mesmo que o mundo fosse criado – daqueles que se tornariam crentes. Antes de Deus ter criado qualquer coisa, pelo menos três coisas já eram verdadeiras: Deus viu a humanidade como perdida e necessitada de um Salvador; o eterno Salvador estava presente; e os detalhes da obra de redenção foram planejados. Em tudo isso, Deus tinha em vista a nossa transformação para a santidade (veja também 2 Timóteo 1:9).

Outra passagem que mostra o plano eterno de Deus é 1 Pedro 1:20, que diz que Jesus Cristo, “cordeiro sem defeito e sem mácula... [foi] conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo” (1 Pedro 1:19-20). O apóstolo Paulo fala da “sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória” (1 Coríntios 2:7).

A natureza eterna de Deus Filho e Seu relacionamento eterno com Deus Pai são evidentes na oração sacerdotal de Jesus: “Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo” (João 17:24). O Filho de Deus não é um ser criado; Ele possuía glória com o Pai, era amado pelo Pai e habitou com o Pai antes da criação do universo (veja também João 1:1–2).

Os vislumbres da Bíblia sobre o que aconteceu antes da fundação do mundo devem dar grande conforto ao crente. Temos um Salvador que é eterno. A graça de Deus nos foi estendida desde a eternidade passada. O plano de salvação de Deus, sendo eterno, é imutável; nada pode frustrar, alterar ou impedir esse plano. Desde antes da fundação do mundo, Deus estabeleceu o Seu desígnio para nos amar, nos redimir, nos encher de graça e nos tornar santos. “... vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho .... a fim de que recebêssemos a adoção de filhos” (Gálatas 4:4–5). “Bendito para sempre o seu glorioso nome” (Salmo 72:19).

English



Voltar à página principal em português

Quando foi antes da fundação do mundo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries