settings icon
share icon
Pergunta

O que significa que aqueles que são da fé são filhos de Abraão (Gálatas 3:7)?

Resposta


Em Gálatas 3:7, Paulo, escrevendo aos gentios, diz: “Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão.” Aqui, Paulo apresenta a ideia de uma família espiritual em contraste com uma família física - uma família que compartilha a fé em vez de uma linhagem.

Obviamente, Abraão teve descendentes literais e físicos. Foram eles, através de Isaque e Jacó, que se tornaram a nação de Israel, o povo escolhido de Deus. No entanto, muitos em Israel não seguiram a Deus da maneira que deveriam. Ao mesmo tempo, havia alguns gentios no Antigo Testamento, como Raabe e Rute, que foram adotados na família de Israel. No Novo Testamento, muitos gentios são “enxertados” na árvore de Israel por meio de sua fé em Jesus, o Messias de Israel (Romanos 11:17–20).

Ao longo do Novo Testamento, vemos que ser descendente físico de Abraão, embora culturalmente importante, não conta nada para a eternidade. Quando João Batista estava pregando aos judeus, ele advertiu: "... não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão" (Mateus 3:9). O ponto de João era que mais importante do que a sua linhagem física era a sua linhagem espiritual.

Em João 8:32–41, Jesus está falando com alguns israelitas que eram, por definição, descendentes de Abraão. No entanto, Jesus diz que sua linhagem física é ofuscada por sua linhagem espiritual negativa:

[Jesus disse] “Então conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
“Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres?”
Jesus respondeu: “Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não está em vós. Eu falo das coisas que vi junto de meu Pai; vós, porém, fazeis o que vistes em vosso pai.”
Então, lhe responderam: “Nosso pai é Abraão.”
“Se sois filhos de Abraão”, disse Jesus, “praticai as obras de Abraão. Mas agora procurais matar-me, a mim que vos tenho falado a verdade que ouvi de Deus; assim não procedeu Abraão. Vós fazeis as obras de vosso pai”.

Duas vezes, Jesus concorda que eles são filhos de Abraão, mas dá a entender que realmente têm outro pai. No versículo 44, Ele afirma claramente: “Vós sois do diabo, que é vosso pai”. A sua linhagem espiritual superou a sua linhagem física. Quaisquer bênçãos com as quais contavam como “filhos de Abraão” físicos foram negadas por sua condição espiritual de “filhos do diabo”. A entrada no reino não será baseada no DNA físico, mas na fé no Filho de Deus.

Em Romanos 9:6–7, Paulo explica: “E não pensemos que a palavra de Deus haja falhado, porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas; nem por serem descendentes de Abraão são todos seus filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.” Em outras palavras, existem algumas pessoas que são descendentes de Israel (Jacó), mas não fazem parte da bênção de Israel. Da mesma forma, há alguns que são descendentes de Abraão, mas não são “filhos de Abraão” no sentido espiritual. Ser descendente de Abraão, Isaque ou Jacó não é suficiente. A pessoa também deve agora ser um “descendente” de Cristo. É claro que Cristo não teve descendentes físicos, mas, no final de Romanos 9, Paulo explica que aqueles que têm fé como Abraão teve são justificados diante de Deus, assim como Abraão foi. Aqueles sem fé em Cristo, mesmo que sejam descendentes físicos de Abraão, estão excluídos; aqueles com fé em Cristo, mesmo que sejam gentios, são incluídos como “filhos de Abraão” espirituais.

Em Gálatas 3, Paulo declara tudo claramente: “É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. ... De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão” (Gálatas 3:6–9). Ser “filho” de alguém é ter as características dessa pessoa. Ser “Filho de Deus” é ter as características de Deus. Ser um “filho de Abraão” é mostrar uma qualidade de caráter de Abraão, a saber, a fé. Todo aquele que demonstra fé está se mostrando como Abraão no sentido de que Abraão também teve fé (Gênesis 15:6).

Abraão ouviu de Deus e creu. A fé de Abraão fez com que ele deixasse tudo para trás e vivesse o resto de sua vida como um estrangeiro em uma terra estranha. A fé de Abraão confiava que ele e Sara teriam um filho, embora isso parecesse impossível. A fé de Abraão estava disposta a sacrificar o filho prometido, acreditando que Deus o ressuscitaria dentre os mortos (Hebreus 11:9). Por causa do exemplo de fé de Abraão, a Bíblia o aponta como o pai da fé, por assim dizer. Todos os que igualmente confiam no Senhor são “filhos de Abraão”. Como Paulo escreve: “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Dessarte, não pode haver judeu nem grego... porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa” (Gálatas 3:26–29).

Deus havia prometido a Abraão que “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 12:3). Uma maneira pela qual essa profecia é cumprida é por meio da salvação que Deus nos concede, pela graça por meio da fé: “Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos. De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão” (Gálatas 3:7–9).

Uma canção infantil da escola dominical tem o verso “Pai Abraão teve muitos filhos; muitos filhos teve o pai Abraão”. É uma verdade das Escrituras expressa de forma simples naquela letra e declarada claramente em Gálatas 3:29: “E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.”

English



Voltar à página principal em português

O que significa que aqueles que são da fé são filhos de Abraão (Gálatas 3:7)?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries