settings icon
share icon
Pergunta

O que é uma conversão pela fé? O que significa ser convertido?

Resposta


Converter é mudar de um caráter, tipo ou finalidade para outro. Nossos corpos convertem alimentos em energia. Podemos converter polegadas em centímetros, libras em quilogramas e dólares em euros. Nosso coração pode passar por conversões semelhantes. Podemos mudar de direção moral, psicológica, emocional e espiritualmente. Somos o que pensamos (Provérbios 23:7). No Antigo Testamento, a palavra hebraica traduzida como "convertido" significa "voltar atrás ou retornar". Ela também é traduzida como "restaurar", como no Salmo 23:3: "Ele restaura a minha alma". A imagem que a Bíblia pinta da palavra converter é retornar ao que fomos inicialmente criados para ser.

Desde a queda da humanidade, todos os seres humanos nasceram com uma natureza pecaminosa. Nossa tendência natural é agradar a nós mesmos em vez de agradar a Deus. Nossas tentativas humanas de sermos bons estão muito aquém da perfeição de Deus (Romanos 3:10, 23; Isaías 53:6). Não podemos agradar a Deus por meio de nossos próprios esforços e estamos destinados à separação eterna dEle (Romanos 6:23, 8:8; João 3:16-18); não podemos nos converter. É por isso que Jesus veio à Terra, morreu em nosso lugar e ressuscitou para vencer a morte e o pecado (1 Coríntios 15:3-4). Ele recebeu o castigo que nosso pecado merece. Ele se oferece para trocar Sua perfeição por nossa imperfeição para que possamos ser vistos como justos diante de Deus (2 Coríntios 5:21).

Quando admitimos nossa impotência à parte de Cristo, estamos prontos para abraçá-lo como Salvador e Senhor (Atos 3:19; Romanos 10:9). A conversão acontece quando trocamos nossa velha natureza pecaminosa pela nova natureza que Cristo proporciona. Quando nos achegamos a Ele humildemente, confessamos nosso pecado, nos afastamos dele e buscamos Seus caminhos, toda a nossa perspectiva muda. O Espírito Santo entra em nosso espírito e transforma todo o nosso modo de vida (Atos 2:38; 1 Coríntios 6:19-20). Somos convertidos - restaurados ao relacionamento que Deus queria que tivéssemos com Ele. 2 Coríntios 5:17: "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas velhas já passaram, e surgiram coisas novas." Isso é mais do que uma tentativa humana de "limpar seu ato". É uma mudança radical de direção. Você estava indo para o leste; agora está indo para o oeste. A conversão muda o coração humano de pecador para justo, de condenado ao inferno para condenado ao céu.

A Bíblia tem muitos exemplos de pessoas que se converteram pela graça de Deus. O Saulo, que odiava os cristãos, tornou-se Paulo, que dedicou o resto de sua vida a servir a igreja que antes tentava destruir (1 Coríntios 15:9; Efésios 3:7-8). O impetuoso e condenador João foi transformado no "apóstolo do amor" (veja 1 João 4:7-21). O demoníaco de Geraseno, depois de conhecer Jesus, estava "vestido e em perfeito juízo" e implorando para seguir Jesus (Marcos 5:15-18). O Espírito Santo não perdeu nada de Seu poder. As histórias modernas de conversão incluem as incríveis transformações de John Newton, Mel Trotter, David Berkowitz e Chuck Colson.

Tudo isso é realizado por meio da fé. Fé é colocar toda a sua vida nas mãos de Alguém que seu espírito reconhece, mas que seus sentidos físicos não podem confirmar (Hebreus 11:1). Hebreus 11:6 diz que "sem fé é impossível agradar a Deus, pois é necessário que quem se aproxima de Deus creia que ele existe e recompensa os que o buscam." Somos salvos de nossa velha natureza pecaminosa e da penalidade desse pecado por meio da fé em Jesus Cristo. Mas até mesmo essa fé é um dom de Deus (Efésios 2:8-9). Deus nos dá a fé para acreditar nEle, mas precisamos recebê-la e agir de acordo com ela. O exercício desse dom da fé resulta em conversão.

A conversão começa no coração e se irradia para o exterior, afetando tudo o que pensamos, dizemos ou fazemos (Tiago 2:26). O simples fato de declarar que a conversão ocorreu não faz com que isso aconteça. A verdadeira conversão é óbvia quando a pessoa muda de direção, muda de lealdade e passa da adoração a si mesma para a adoração a Deus. À medida que o coração é transformado, as ações o acompanham até que toda a vida tenha sido convertida de cheia de pecado para honrar a Deus (Romanos 6:6-7).

English



Voltar à página principal em português

O que é uma conversão pela fé? O que significa ser convertido?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries