settings icon
share icon
Pergunta

É errado ter uma fantasia, de acordo com a Bíblia?

Resposta


As fantasias são um produto de nossa mente criativa. Elas podem ser ideias imaginadas, histórias, arte visual, invenções, cenários fictícios ou qualquer outra coisa que possamos imaginar. Temos a capacidade de criar coisas mentalmente porque fomos feitos à imagem do Criador supremo (Gênesis 1:27). Ter imaginação não é pecado. Imaginar ou fantasiar sobre coisas que agradam a Deus é uma maneira maravilhosa de nos conectarmos com Aquele que nos criou (Filipenses 4:8).

Entretanto, como em todas as atividades da vida, é importante garantir que nossas fantasias tenham uma intenção boa e justa por trás delas. Filipenses 4:8 diz para pensarmos nas coisas que são verdadeiras, nobres, corretas, puras, amáveis, admiráveis e dignas de louvor. Suas fantasias se alinham com esse padrão bíblico?

Por outro lado, se as imagens, os cenários ou as histórias em nossa imaginação ultrapassarem o domínio do que não é agradável a Deus, então nossa fantasia nos levou a pecar (Salmo 5:4; Provérbios 15:26). Fantasias doentias podem levar a pecados como ganância, luxúria, cobiça e ciúme. Ficar remoendo fantasias pecaminosas pode até levar a ações que resultem em danos físicos ou espirituais a nós mesmos e a outras pessoas (Eclesiastes 12:14).

Como cristãos, devemos guardar nosso coração e nossa mente de maus pensamentos e fantasias pecaminosas (Romanos 12:2; 3 João 1:11). "Acima de tudo que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" (Provérbios 4:23). Jesus instrui Seus seguidores: "Cuidai de vós mesmos; não aconteça que o vosso coração se encha de devassidão, embriaguez e preocupações da vida, e aquele dia vos surpreenda como uma armadilha" (Lucas 21:34).

Deus conhece nossas fantasias mais íntimas (Salmo 139:2; 94:11), e não adianta tentar esconder as verdadeiras motivações por trás de nossos pensamentos. "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante que qualquer espada de dois gumes; penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é capaz de perceber os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12).

Se você luta contra fantasias doentias e deseja parar, busque a ajuda do Senhor. Ele sempre perdoará o coração arrependido (Salmo 139:23-24). Para o cristão, até mesmo fantasias muito fortes podem ser superadas por causa do poder de Deus de eliminar os maus pensamentos de nossa mente (2 Coríntios 10:3-5).

English



Voltar à página principal em português

É errado ter uma fantasia, de acordo com a Bíblia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries