settings icon
share icon
Pergunta

É “faça aos outros o que gostaria que fizessem a você” uma declaração bíblica?

video
Resposta


"Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você", comumente conhecido como "A Regra de Ouro", é de fato um princípio bíblico. Lucas 6:31 registra Jesus dizendo: “Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles.” Essa declaração está no contexto de uma lição de Jesus sobre amar nossos inimigos. Jesus alterou drasticamente o método convencional de tratar as pessoas (ver Mateus 5:38-48). Em vez de fazer aos outros o que fizeram conosco ou dar-lhes o que podem merecer, devemos tratá-los da maneira como queremos que nos tratem.


Em Mateus 7:12, Jesus diz: “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.” Assim, a Regra de Ouro tem sempre sido uma parte básica da mensagem bíblica. Mais tarde, em Mateus, quando perguntado sobre qual é o maior mandamento, Jesus respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mateus 22:37-40). Na noite da Sua prisão, Jesus disse aos seus discípulos: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (João 13:34-35). O amor de Jesus por nós é perfeito, imutável e auto-sacrificial. Nossa capacidade de amar os outros da maneira como Jesus ordena vem somente da nossa experiência do Seu amor e do poder do Espírito Santo.

Uma maneira prática de amar os outros é imaginar-nos em suas circunstâncias. Quando paramos para pensar em como gostaríamos de ser tratados em uma determinada situação, criamos empatia por aqueles que realmente vivem naquela situação. Gostamos de ser tratados com amor e respeito? Então devemos dar esse presente para os outros.

English



Voltar à página principal em português

É “faça aos outros o que gostaria que fizessem a você” uma declaração bíblica?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries