settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre experiências de quase-morte?

video
Resposta


Uma experiência de quase morte é quando uma pessoa está à beira da morte e, após a recuperação, relata uma ocorrência incomum, geralmente uma experiência fora do corpo ou algum tipo de visão do céu ou do inferno. Não há suporte bíblico específico para experiências de quase-morte. Muitas pessoas usam 2 Coríntios 12:2-5 como uma prova bíblica de experiências de quase-morte. No entanto, fazer isso é tomar grande liberdade com a interpretação e seguir a suposição de que o homem (presume-se que seja Paulo) estava perto da morte ou realmente morto quando se encontrou no céu. A passagem em nenhum lugar afirma que o homem tinha morrido ou chegado perto da morte. Foi uma visão que Deus deu ao homem do céu, não uma experiência de quase-morte.


Dito isto, não é impossível que Deus dê a alguém perto da morte, ou a qualquer outra pessoa, uma visão do céu. No entanto, com a conclusão do cânon bíblico, as visões não são uma experiência normativa para os cristãos.

Precisamos ser extremamente cuidadosos em como validamos nossas experiências. O teste mais importante de qualquer experiência é compará-la com a Bíblia. Satanás está sempre pronto para causar decepção e distorcer o pensamento das pessoas. "E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras" (2 Coríntios 11:14-15).

Como a Bíblia é silenciosa em relação às experiências de quase-morte, e a pesquisa científica não tem sido capaz de ser realizada de forma confiável, simplesmente não podemos aceitar a legitimidade de experiências de quase-morte em seu valor aparente. Seria forte demais afirmar que todas essas experiências são falsas, imaginadas ou satânicas, mas ainda há sérias preocupações, biblicamente falando, sobre a sua validade. Novamente, qualquer descrição de tal experiência deve ser validada de acordo com a verdade das Escrituras. Se tal experiência vier de Deus, ela se alinhará com o que já revelou em Sua Palavra e, finalmente, trará glória a Ele em nome de Jesus Cristo.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre experiências de quase-morte?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries