settings icon
share icon
Pergunta

Como os católicos são capazes de realizar exorcismos se muitas de suas crenças não são bíblicas?

Resposta


Em filmes como O Exorcista e O Exorcismo de Emily Rose - ambos vagamente baseados em eventos reais - os demônios são expulsos por padres católicos. Isso fez com que alguns se perguntassem: se tais exorcismos são verdadeiros, como poderiam ter sido realizados por católicos, uma vez que católicos não são cristãos?

Em primeiro lugar, a afirmação “Os católicos não são cristãos” é muito ampla. A religião Católica ensina muito que é contrário à Palavra de Deus, mas crentes sinceros ainda existem dentro da Igreja Católica e fazem muito bem no mundo. Ser católico não torna alguém cristão, mas também não o impede de ser cristão. Leia os seguintes artigos: "O Catolicismo é uma religião falsa? Os católicos são salvos?" e "Sou católico. Por que devo considerar tornar-me um cristão?".

Em segundo lugar, os milagres podem ser falsificados (2 Tessalonicenses 2:9). Jesus disse que alguns que não são verdadeiramente Seus ainda podem realizar sinais milagrosos - inclusive exorcismos - em Seu nome. Em Mateus 7:22-23, Jesus avisou: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” No Dia do Julgamento, haverá aqueles que expulsaram demônios e achavam que eram salvos por causa de todas as suas boas obras. Eles haviam adotado os maneirismos do Cristianismo e dado consentimento mental a algumas de suas doutrinas, mas eram Cristãos apenas no nome. Eles nunca entregaram suas vidas a Cristo. No julgamento, esses cristãos nominais descobrirão que sua exibição exterior de espiritualidade não será suficiente para ganhá-los a entrada no céu; quaisquer milagres que realizaram foram capacitados por algo diferente do Espírito Santo. Infelizmente, muitas pessoas hoje defendem a perigosa filosofia de que boas obras podem garantir a salvação.

Satanás tem certo poder que usa para enganar e distrair. Os mágicos na corte do Faraó foram capazes de reproduzir muitos dos milagres realizados por Moisés (Êxodo 7:22; 8:7). No entanto, havia um limite para o que sua magia podia realizar, e o poder de Deus sobrepujou seus truques (Êxodo 7:11-12). Pode muito bem ser que os exorcismos católicos sejam “milagres” semelhantes, concebidos para dar crédito à doutrina católica e “provar” o poder dos talismãs e rituais.

Atos 19:13–16 dá um exemplo de exorcistas que não conheciam o Senhor Jesus, mas tentaram usar Seu poder para expulsar demônios: “E alguns judeus, exorcistas ambulantes, tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre possessos de espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega. Os que faziam isto eram sete filhos de um judeu chamado Ceva, sumo sacerdote. Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois? E o possesso do espírito maligno saltou sobre eles, subjugando a todos, e, de tal modo prevaleceu contra eles, que, desnudos e feridos, fugiram daquela casa.” O verdadeiro poder não está em falar o nome de Jesus, borrifar água benta ou tocar em uma estola, mas em conhecer Jesus pessoalmente.

Demônios são reais. Satanás é real. No entanto, Satanás é um malandro e pai da mentira (João 8:44; 2 Coríntios 11:14). A capacidade de um demônio de atrair seres humanos crédulos para suas armadilhas muitas vezes excede nossa capacidade de detectar essas armadilhas (2 Coríntios 2:11; 1 Pedro 5:8). Se esconder-se dentro de um corpo humano servir para alcançar o seu propósito, um demônio pode fazer isso. Ou, se fingir estar em comando servir ao seu propósito, um demônio pode fazer isso também. Satanás poderia muito bem participar com um exorcista não salvo a fim de inflar o orgulho do exorcista e aumentar a confiança em seu poder sobre o mal. O propósito de “encenar” um exorcismo pode ser uma armadilha mais profunda para aqueles que procuram os líderes católicos em busca de ajuda.

O único poder garantido para derrotar Satanás todas as vezes é o poder do Espírito Santo que reside dentro de um crente equipado com a armadura de Deus (Efésios 6:11-17; 2 Coríntios 10:4). Ao nos submetermos a Deus, podemos resistir “ao Diabo, e ele fugirá” de nós (Tiago 4:7).

English



Voltar à página principal em português

Como os católicos são capazes de realizar exorcismos se muitas de suas crenças não são bíblicas?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries