settings icon
share icon
Pergunta

O que significa o fato de o evangelho ser uma boa notícia?

Resposta


O evangelho é a "boa notícia" porque contém a mensagem extremamente maravilhosa da redenção de Deus da humanidade pecadora por meio da morte e ressurreição de Seu Filho, Jesus Cristo. O evangelho é o coração, o núcleo central da pregação cristã.

A palavra evangelho significa "boas novas". Esse termo é traduzido do grego evangelion, que significa "boa mensagem". Originalmente, a palavra estava relacionada a notícias de triunfo militar. Mas quando o Novo Testamento foi registrado, seus escritores atribuíram o termo evangelho às "boas novas" da salvação em Jesus Cristo.

O evangelho abrange toda a comunicação da redenção e da salvação aos seres humanos conforme pregada por Jesus Cristo e Seus seguidores (Mateus 4:23; Romanos 10:15). Mais tarde, o termo evangelho também foi aplicado aos quatro registros históricos da vida de Jesus Cristo escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João. Esses quatro homens são os "evangelistas" originais, ou seja, os escritores do evangelho.

O anúncio das boas novas começou com um anjo anunciando o nascimento de João Batista a seu pai, Zacarias: "Eu sou Gabriel e sempre estou diante de Deus; fui enviado para te falar e te dar essas boas-novas" (Lucas 1:19). João Batista foi o primeiro a pregar o evangelho (Marcos 1:1-4). Depois que João batizou Jesus, o Espírito e a unção de Deus repousaram sobre o Senhor para "anunciar boas-novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos presos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos" (Lucas 4:18) e para "proclamar o evangelho de Deus" (Marcos 1:14).

"Completou-se o tempo", começou Jesus, "o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho" (Marcos 1:15). O evangelho que Jesus proclamou concentrava-se na chegada do reino de Deus (Lucas 10:9; 17:21). Por meio da vinda de Cristo à Terra, o governo de Deus seria completado (Mateus 6:10), Sua justiça estabelecida (Isaías 9:7; 32:1) e Seu povo glorificado (Romanos 8:17-18; Colossenses 1:27). Após a ressurreição de Cristo, o evangelho foi pregado por aqueles que testemunharam a Sua vida (Atos 5:42; 8:4-5, 35; Romanos 1:1-4, 9), e hoje continua a ser pregado em todo o mundo por Seus seguidores.

O evangelho é uma boa notícia porque nele encontramos a promessa de Deus de perdão do pecado. João testificou que Jesus é "o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo" (João 1:29; veja também Lucas 24:46-47; Isaías 53:4-6; Atos 13:38; Hebreus 9:28). Por meio do evangelho, recebemos o poder de Deus para viver uma nova vida na justiça de Jesus Cristo: "Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu e também do grego. Pois a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá pela fé" (Romanos 1:16-17; veja também Romanos 3:21-26).

De acordo com o evangelho, o pecado nos separou de Deus (Isaías 59:2; Romanos 3:23; Efésios 4:18). Mas quando Jesus morreu na cruz, Ele pagou o preço e cancelou a dívida do pecado para todos os que acreditassem nEle. Ele foi "ferido por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas maldades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e por seus ferimentos fomos sarados" (Isaías 53:5; veja também Colossenses 1:20). O evangelho é uma boa notícia porque, por meio da fé em Jesus Cristo, somos reconciliados com Deus e nos aproximamos dEle em comunhão: "Portanto, justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo" (Romanos 5:1).

O evangelho é uma boa notícia porque "a todos que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes a prerrogativa de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram de linhagem humana, nem do desejo da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (João 1:12-13). Todos que acreditam no evangelho e se submetem às suas exigências recebem uma nova vida em Jesus Cristo. Somos adotados na família de Deus (Romanos 8:14-17; Gálatas 3:26). Somos "nascidos do Espírito" (João 3:5-8) e recebemos o "dom do Espírito Santo" (Atos 2:38; veja também João 7:37-39), que garante a nossa herança celestial (Efésios 1:13-14).

O evangelho é a maior história de amor já contada (João 15:13). O que poderia ser uma notícia mais excelente do que sua promessa de vida eterna em Jesus Cristo? "Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele" (João 3:16-17; veja também João 11:25).

English



Voltar à página principal em português

O que significa o fato de o evangelho ser uma boa notícia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries