settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre o etnocentrismo?

Resposta


O etnocentrismo é a crença de que um determinado grupo étnico é superior a todos os outros e que todos os outros grupos étnicos devem ser medidos subjetivamente em relação ao seu próprio. É um sistema de crença que leva ao orgulho extremo e à falta de preocupação com os outros. Como a raça geralmente faz parte da etnia, o etnocentrismo costuma estar relacionado ao racismo, que tem sido uma praga na humanidade há séculos. Não há lugar entre o povo de Deus para as atitudes etnocêntricas que levam ao racismo. Essas atitudes são contrárias às Escrituras e desagradam a Deus.

Biblicamente, o etnocentrismo é pecado. Todos os homens e mulheres são feitos à imagem de Deus (Gênesis 1:26-27; 9:6), embora essa imagem seja corrompida pelo pecado. Deus não mostra parcialidade ou favoritismo (Deuteronômio 10:17; Atos 10:34). Jesus não deu Sua vida por uma raça, cultura ou tribo em particular, mas por Sua morte Ele comprou "para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação" (Apocalipse 5:9). As Escrituras nos dizem que Jesus veio para salvar o mundo, tanto judeus quanto gentios. Paulo confirma isso dizendo: "Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus" (Gálatas 3:28) e "não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos" (Colossenses 3:11).

Jesus superou todas as barreiras de raça, cultura e etnia com Sua morte na cruz. Paulo escreveu sobre a união de judeus e gentios em Efésios 2:14: "Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade." O etnocentrismo, seja baseado em ressentimentos históricos, suposições errôneas ou orgulho humano declarado, é totalmente contrário à Palavra de Deus. Recebemos a ordem de amar uns aos outros como Ele nos amou (João 13:34), e tal ordem impede qualquer discriminação com base na raça, etnia ou cultura.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre o etnocentrismo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries