settings icon
share icon
Pergunta

Está Jesus voltando em breve?

Resposta


Em breve e sem demora são termos relativos. Se você está preparando uma refeição, em breve e sem demora podem significar que ela estará pronta nos próximos cinco minutos. Se você está esperando o nascimento de um filho, sem demora pode significar qualquer coisa até nove meses. Então, quando perguntamos: "Jesus voltará em breve?" temos que qualificar o significado de breve.

O próprio Jesus disse que Ele virá em breve: “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: — Certamente venho sem demora” (Apocalipse 22:20). E então João acrescenta estas palavras: “Amém! Vem, Senhor Jesus!” O livro de João foi escrito há quase dois mil anos, o que leva muitas pessoas a se perguntarem o que Jesus quis dizer com "sem demora".

A palavra grega tachu, que é traduzida como "em breve" ou "sem demora", significa "sem demora desnecessária". Não significa "imediatamente". A mesma palavra é usada em outros lugares no Novo Testamento, mas, curiosamente, é usada com mais frequência por Jesus no livro do Apocalipse (Apocalipse 2:16; 3:11; 11:14; 22: 7, 12 e 20). O significado parece ser que certos eventos foram colocados em movimento, os quais darão início à Sua chegada sem qualquer demora desnecessária. Tudo está se movendo de acordo com o cronograma de Deus.

Pedro nos reassegura que Deus não está demorando de propósito em relação aos eventos proféticos. O tempo de Deus é perfeito: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a julguem demorada. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9). Sob esta luz, podemos entender que Jesus está vindo "sem demora", pois o plano de Deus está avançando e só é atrasado para permitir que todos os eleitos sejam salvos (Romanos 8:29; Efésios 1:5) - um adiamento necessário.

A Bíblia ensina que o retorno de Jesus para a Sua igreja é iminente, o que significa que o arrebatamento pode acontecer a qualquer momento. Os apóstolos parecem ter acreditado que Jesus voltaria em sua vida. Eles se referiam frequentemente aos “últimos tempos” (1 Pedro 1:20; 1 Coríntios 10:11; Hebreus 1:2) e exortavam os crentes a estarem prontos. Parece que Jesus também pretendia que acreditássemos em Seu retorno iminente, porque Ele frequentemente exortou Seus seguidores a “estarem preparados” (Lucas 12:40; 21: 34-36; Marcos 13:33). Porque ninguém sabe ou pode predizer exatamente quando Cristo virá novamente (veja Mateus 24:36), devemos viver na expectativa de que Ele pode vir a qualquer momento. Esse parece ser o ponto de Jesus em não ser mais específico. Ele quer que cada geração viva com a consciência de que o Senhor pode aparecer de repente e teremos que prestar contas da maneira como Ele nos encontra (Lucas 12:38). Para responder à pergunta: "Jesus voltará em breve?" dizemos: “Sim, Ele virá sem demora desnecessária”.

English



Voltar à página principal em português

Está Jesus voltando em breve?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries