settings icon
share icon
Pergunta

O que significa ser uma esposa piedosa?

Resposta


Para definir uma esposa piedosa, devemos primeiro considerar o que a palavra piedosa significa. Em 1 Timóteo 2:2, Paulo usa a palavra em conjunto com “tranquilo”, “manso” e “respeito”. A Bíblia diz que o Espírito, o qual habita em todo crente, produz atos visíveis e invisíveis de piedade, “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gálatas 5:22–23). A definição decisiva de piedade seria “semelhança a Cristo”. A piedade envolve um esforço genuíno para imitar Cristo, para ser como Ele em pensamento e ação, assim como o apóstolo Paulo se esforçou para ser (1 Coríntios 11:1). Estas características de uma disposição piedosa aplicam-se a todo crente, seja homem ou mulher. Felizmente, a Bíblia dá qualificações mais específicas sobre como uma mulher piedosa - particularmente, uma esposa piedosa – deve ser.

No livro de Provérbios, há um belo retrato de uma esposa piedosa. As virtudes de uma esposa piedosa não mudaram, mesmo ao longo de milhares de anos. Uma esposa piedosa é aquela que tem a confiança completa de seu marido. Ele não precisa se preocupar se ela será tentada pelas artimanhas de outro homem, sobrecarregar os cartões de crédito ou passar o dia todo assistindo novelas. Ele sabe que ela é digna, sábia e dedicada (Provérbios 31:11, 12, 25, 26). Ele pode confiar em seu apoio e amor sincero porque ela não é vingativa ou crítica. Seu marido tem uma boa reputação na comunidade, e sua esposa nunca fala mal ou fofoca sobre ele. Pelo contrário, ela está sempre encorajando e dando-lhe elogios. Ela cuida bem de sua casa e também tem boa reputação (Provérbios 31:12, 21, 23).

Uma esposa piedosa passa menos tempo diante do espelho e mais tempo compartilhando seus bens com os pobres e necessitados porque ela é abnegada e benevolente (Provérbios 31:20, 30). Entretanto, ela não negligencia a si mesma, mas mantém seu corpo e espírito fortes e saudáveis. Embora trabalhe duro e mantenha longas horas, não fica abatida; ela se preocupa com coisas bonitas para melhorar a si mesma e sua família (Provérbios 31:17, 21, 22).

Ao contrário do que muitos acreditam ser um retrato bíblico de uma esposa piedosa, Provérbios 31 revela que ela é empreendedora e ambiciosa. A esposa de Provérbios 31 é dona de uma pequena empresa - ela fabrica e vende roupas. Ela toma suas próprias decisões de negócios de forma independente, e somente ela decide o que fazer com seus ganhos (Provérbios 31:16, 24). Observe, no entanto, que seus ganhos não vão para sapatos ou bolsas, mas para comprar um campo onde possa plantar um vinhedo - algo que beneficiará toda a família.

Através de todos os seus esforços, serviço e trabalho duro, a esposa piedosa mantém a alegria. Ela consegue discernir que tudo o que está fazendo é lucrativo, o que a estimula a sentir gratificação (Provérbios 31:18). Uma esposa piedosa não se preocupa com o que pode acontecer no futuro. Ela sorri para o futuro porque sabe que o seu Senhor está no controle de tudo (Provérbios 31:25, 30). O versículo 30 é a chave de toda a passagem porque uma mulher não pode ser uma esposa piedosa sem primeiro temer o Senhor. A busca principal da esposa piedosa é por Jesus e para permanecer nEle, o que produz o fruto da piedade em sua vida (ver João 15:4).

Finalmente, uma esposa piedosa deve ser submissa ao seu marido (Efésios 5:22). Como é uma esposa submissa? Não é o que você pensa. A Bíblia ensina que Jesus se submete a seu Pai (João 5:19). No entanto, Jesus é igual ao Pai (João 10:30). Portanto, uma esposa submissa não é menos valiosa como ser humano; seu papel não é menos importante - mas é diferente. Os cristãos sabem que Cristo é tão divino quanto o Pai (e o Espírito Santo), mas cada um desempenha um papel diferente na redenção.

Da mesma forma, homens e mulheres desempenham um papel diferente no casamento. Assim, uma esposa ser submissa ao seu marido, como Cristo é submisso ao Pai, significa que ela voluntariamente permite que seu marido a conduza. Jesus foi voluntariamente para a cruz, embora não sem aflição (Mateus 26:39). Cristo sabia que o caminho do Pai era o melhor. Uma esposa piedosa pode achar o caminho da submissão doloroso às vezes, mas seguir a Deus sempre resultará em recompensas espirituais que duram por toda a eternidade (1 Timóteo 4:7-8).

A Bíblia iguala a submissão ao marido à submissão a Deus (Efésios 5:22). Em outras palavras, se uma esposa não se submeter ao seu marido, isso pode ser um reflexo de sua luta para ser submissa a Cristo. A submissão não implica fraqueza; uma esposa submissa não é "pouco inteligente" ou "sem importância". A submissão requer força, dignidade e devoção, como aprendemos com a mulher de Provérbios.

Provérbios 31 apresenta o ideal. Uma mulher pode ser uma esposa piedosa sem ser perfeita (sabemos que não existe perfeição humana). No entanto, à medida que a esposa se torna mais íntima em seu relacionamento com Cristo, ela se tornará cada vez mais piedosa em seu casamento. A piedade frequentemente está em oposição ao que a sociedade secular diz que uma mulher deva aspirar. No entanto, como mulheres de Deus, nossa primeira preocupação deve ser sempre fazer o que agrada a Deus.

English



Voltar à página principal em português

O que significa ser uma esposa piedosa?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries