ã
settings icon
share icon
Pergunta

O que significa estar espiritualmente perdido?

Resposta


O termo perdido é usado na Bíblia e nos círculos cristãos para se referir a pessoas que ainda não encontraram a vida eterna em Cristo. Jesus disse: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lucas 19:10). Aqueles que estão espiritualmente perdidos estão separados de Deus e são incapazes de encontrar o caminho de volta para Ele.

Estar perdido é ter se afastado e ser impotente para encontrar o caminho de volta. Um caminhante pode se perder quando toma um caminho errado e não sabe como voltar ao caminho certo. Uma criança pode estar perdida quando se afasta muito de seus pais e não sabe onde estão. Os seres humanos estão espiritualmente perdidos porque nos afastamos de Deus e não sabemos como encontrá-lO novamente.

Isaías 53:6 diz: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.” A Bíblia compara os seres humanos a ovelhas (Salmo 23; João 10:11-14) porque as ovelhas são, por natureza, indefesas. Elas não são excessivamente brilhantes e tendem a seguir um líder, independentemente de para onde esse líder as esteja levando. As ovelhas precisam de um pastor para sobreviver. Um pastor as protege de ataques, guia-as para uma boa pastagem e vigia para que nenhuma se perca. As ovelhas tendem a se afastar do rebanho e podem se tornar alvos fáceis para predadores. Em um sentido espiritual, as pessoas tendem a vagar e se tornar alvos fáceis para o nosso inimigo, Satanás. Sem Jesus, nosso Bom Pastor, estamos espiritualmente perdidos e somos incapazes de encontrar Deus por conta própria.

Jesus contou uma parábola sobre um cordeiro perdido para explicar o coração de Deus pelas pessoas perdidas (Lucas 15:3-7). O Bom Pastor estava disposto a deixar as noventa e nove ovelhas no aprisco para ir em busca da única ovelha perdida. O cordeiro nunca teria encontrado o Pastor sozinho. Esta parábola demonstra a terna preocupação de Deus por cada indivíduo. Ele não desiste de encontrar aqueles que precisam dEle e trazê-los com segurança à Sua presença. Assim como as ovelhas perdidas não podem encontrar o Pastor sozinhas, as pessoas perdidas não podem encontrar Deus sozinhas (Salmo 53:2-3; Romanos 3:11).

A religião é a tentativa do homem de encontrar Deus por conta própria. A religião cria um objetivo, que pode ser uma divindade ou um plano superior de existência, e então declara certos passos necessários para alcançar esse objetivo. Por causa da religião, as pessoas perdidas não se consideram perdidas. Imagine um caminhante que se perdeu. Depois de horas de busca infrutífera pelo caminho certo, ele decide montar acampamento em uma floresta desconhecida e declarar que agora está em casa. Ele não tentará mais ser resgatado. Embora ainda não saiba onde está, a familiaridade com o que o cerca lhe dá a ilusão de ser encontrado.

O Cristianismo não segue esse padrão. O Cristianismo ensina que é inútil o perdido tentar encontrar Deus, e é por isso que Deus enviou Jesus para encontrar o perdido. Deus fez por nós o que não poderíamos fazer por nós mesmos (Romanos 5:8). Mesmo quando nem percebemos que estamos perdidos, Ele conhece a nossa condição. Assim, o Filho de Deus deixou o céu para nos encontrar e nos levar para casa (Filipenses 2:5–8; Mateus 18:11; João 3:16–18).

Nascemos perdidos porque temos uma natureza pecaminosa herdada dos nossos primeiros pais (Gênesis 3) que nos leva a nos rebelar contra o nosso Pastor (Romanos 3:23). Fomos criados para estar em casa com Ele, andando em harmonia e obediência. No entanto, por causa do nosso pecado, estamos perdidos (Isaías 59:2). É impossível transpor o abismo entre nós e Deus, e não podemos encontrar o caminho de volta à Sua presença. Pessoas espiritualmente perdidas são presas por seus pecados e condenadas ao inferno (Lucas 12:5; Romanos 6:23). Entretanto, quando os perdidos depositam a sua confiança na morte e ressurreição de Jesus Cristo, uma ponte se abre diante deles. Por causa da misericórdia e do amor de Deus, o perdido pode voltar para casa (1 Pedro 2:25).

Todo ser humano ou ainda está perdido ou já foi encontrado. Todos nós pertencemos a uma dessas duas categorias. O primeiro passo para sermos encontrados é admitir que estamos perdidos. Concordamos com Deus que o nosso pecado merece punição, e reconhecemos que a punição que Jesus sofreu foi suficiente para pagar por isso. Humildemente recebemos esse dom pela fé (Efésios 2:8–9). Em uma troca divina, Deus transfere o nosso pecado para a cruz e transfere a justiça de Cristo para a nossa conta (Colossenses 2:14). Entramos então em um novo relacionamento com Deus como Seus próprios filhos amados. Não estamos mais perdidos. Fomos achados, perdoados e recebemos um novo começo (2 Coríntios 5:17).

English



Voltar à página principal em português

O que significa estar espiritualmente perdido?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries