settings icon
share icon
Pergunta

O que são espíritos malignos?

Resposta


Os espíritos malignos são mencionados tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, mas muitas vezes são chamados por outros nomes, como "espíritos impuros", "espíritos enganadores" ou "espíritos mentirosos", "espíritos demoníacos" e "demônios”. Em todos os casos, os espíritos malignos são seres sobrenaturais malévolos. Espíritos malignos trabalham contra Deus, mas a Bíblia também nos informa que Deus em Sua soberania pode escolher usar espíritos malignos para realizar Seus planos e propósitos, demonstrando que Ele é o Governante de todo o universo.

A Bíblia não revela a origem dos espíritos malignos. Provavelmente são anjos que caíram com Satanás (Mateus 25:41; Apocalipse 12:7–9). Embora os espíritos malignos existam como parte da hierarquia do mal (Efésios 6:12) com Satanás como seu líder (Mateus 12:24), eles são impotentes para se afastarem totalmente do governo de Deus.

A maioria dos espíritos malignos mencionados no Antigo Testamento foram enviados por Deus como punição aos humanos desobedientes (1 Reis 22:20–23). Em Juízes 9:23, um espírito maligno foi usado por Deus para julgar Abimeleque e vingar o assassinato dos filhos de Gideão. Deus não é o autor do mal, mas pode permitir que os poderes do mal, sujeitos ao Seu controle, produzam certas consequências de acordo com o Seu plano.

O Senhor enviou um espírito maligno para mostrar que rejeitou Saul como rei. O espírito maligno fez com que Saul tivesse crises de raiva e desespero: “Tendo-se retirado de Saul o Espírito do SENHOR, da parte deste um espírito maligno o atormentava. Então, os servos de Saul lhe disseram: Eis que, agora, um espírito maligno, enviado de Deus, te atormenta” (1 Samuel 16:14-15).

No Novo Testamento, o termo demônio é frequentemente usado como sinônimo de espírito maligno. Essas entidades perversas contaminam e trazem o mal aos seres humanos. Sua intenção pode ser infligir danos físicos, deficiências e doenças, em vez de corrupção moral.

Jesus Cristo expulsou os espíritos malignos das pessoas possuídas por eles (Mateus 8:16; Marcos 5:1–13; 7:24–30) e deu aos Seus discípulos o poder de fazer o mesmo em Seu nome (Mateus 10:1; Atos 5:12-16; 8:4-8; 16:18). Os espíritos malignos sabem quem é Jesus e que Ele os julgará e condenará no futuro (Mateus 8:29; Marcos 1:24; 5:7).

No fim dos tempos, muitas pessoas serão enganadas por espíritos malignos e pelos falsos ensinos que eles inspiram (1 Timóteo 4:1). O livro de Apocalipse fala de espíritos malignos enganadores desempenhando um papel significativo nos últimos dias: “Então, vi sair da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs; porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso. (Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.) Então, os ajuntaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom” (Apocalipse 16:13-16).

Em Lucas 11:24–26, encontramos um exemplo de espíritos malignos que estão associados ao mal moral. Jesus conta uma parábola para ilustrar que derrotar Satanás e expulsar os espíritos malignos não é o objetivo final da vida do cristão. Os verdadeiros discípulos devem fazer mais do que simplesmente varrer os espíritos imundos. Para evitar que o mal habite em nossas casas espirituais, devemos preencher nossas vidas com as coisas boas de Deus e de Seu Reino.

Os espíritos malignos nunca devem ser considerados neutros. Eles são parte das forças das trevas de Satanás, inimigos de Deus e de Seu povo. Os espíritos malignos promovem a corrupção, a malícia e a depravação no mundo e nos humanos. Eles se opõem à santidade, bondade, justiça, luz e amor de Deus. Como a antítese do Espírito Santo, os espíritos malignos representam o oposto do caráter, natureza e vontade de Deus. Eles são hostis à obra de Deus e de Jesus Cristo, e os crentes devem sempre resistir a eles: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo” (1 Pedro 5:8–9; veja também Efésios 6:13; Tiago 4:7).

English



Voltar à página principal em português

O que são espíritos malignos?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries