settings icon
share icon
Pergunta

Por que esperar em Deus é tão difícil?

Resposta


Esperar em Deus não é apenas difícil; às vezes parece impossível. Queremos que as coisas aconteçam em nosso próprio cronograma, de acordo com nossos planos. No entanto, Deus não opera em nossos horários, e esperar que Ele agirá assim é quando as decepções vêm. Deus tem uma perspectiva maior dos eventos da vida, e Sua perspectiva, planos e horários são perfeitos e santos, porque Ele é perfeito e santo. O salmista nos diz que "O caminho de Deus é perfeito" (Salmo 18:30). Se os caminhos de Deus são "perfeitos", podemos confiar que tudo o que Ele faz — e qualquer que seja o Seu tempo — também é perfeito. Quando passamos a entender esse fato, esperar em Deus não é apenas menos difícil; de fato, torna-se até mais alegre.

As promessas de Deus são claras sobre este assunto — se esperarmos em Deus, Ele renovará nossas forças (Isaías 40:31). Entretanto, somos humanos e vivemos em uma cultura que exige tudo agora ou até mesmo ontem. É por isso que esperar em Deus é difícil. Às vezes, as orações que elevamos ao Senhor dos Exércitos são respondidas imediatamente, e isso nos encoraja a aumentar a confiança. No entanto, às vezes, durante um período de tempo, o Senhor testa a nossa fé, e aí é que pode se tornar uma grande luta. Aí é quando as coisas podem ficar difíceis e é quando nos perguntamos se o Senhor está realmente ouvindo nossa oração.

O apóstolo Paulo exorta a igreja de Filipos a não se preocupar com nada (Filipenses 4:6). A ansiedade no crente sugere uma falta de fé e isso aflige a Deus, não só porque Ele não quer que estejamos ansiosos por qualquer coisa, mas também porque Ele sabe que nossas ansiedades derivam de uma compreensão incompleta de quem Ele é.

Um aspecto crucial da natureza e do caráter de Deus, e o único atributo que nos permitirá esperar pacientemente nEle com total confiança, é a Sua soberania. A soberania de Deus é definida como Seu controle total, completo e independente sobre cada criatura, evento e circunstância em cada momento da história. Sujeito a nenhum, influenciado por ninguém, absolutamente independente, Deus faz o que quer, apenas como quer, sempre que quer, e nada é demais para a Sua mão: "que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade" (Isaías 46:10). Quando realmente entendemos esse conceito, esperar que o nosso Deus perfeito trabalhe e aja em Seu tempo perfeito não só nos ajuda a esperar pacientemente, mas também com confiança.

English



Voltar à página principal em português

Por que esperar em Deus é tão difícil?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries