settings icon
share icon
Pergunta

Por que devemos pedir a Deus que nos ensine a contar os nossos dias (Salmo 90:12)?

Resposta


O Salmo 90:12 diz: "Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio." O pedido "ensina-nos a contar os nossos dias" significa que precisamos que Deus nos dê a conhecer a curta duração da vida. Esse conhecimento nos ajudará a ser sábios, e a sabedoria é importante porque o que escolhemos fazer em nosso curto período de tempo na Terra tem consequências eternas. O restante do Salmo 90 nos dá detalhes sobre a ira de Deus contra o pecado e sobre o sentido da vida. Nossa vida terrena não durará muito e precisamos de sabedoria para nos prepararmos para o que está por vir.

O Salmo 90 foi escrito por Moisés, um homem com quem o Senhor falou "face a face, como qualquer fala com o seu amigo" (Êxodo 33:11; veja também Números 12:7-8). No entanto, Moisés escreveu sobre a ira de Deus contra o pecado. Ele implorou ao Senhor para ajudar a humanidade a perceber que todos prestaremos contas diante de Deus pelo que fizemos no corpo (cf. 2 Coríntios 5:10). No Salmo 90:11, Moisés escreve: "Quem conhece o poder da tua ira?" Moisés era um homem que conhecia a Deus melhor do que a maioria das pessoas, mas também experimentou o castigo de Deus por seu pecado e quis ajudar os outros a evitá-lo (Números 20:12).

Jesus contou uma parábola que também explica o que acontece quando não "contamos os nossos dias". Em Lucas 12:19-21, Jesus descreve um homem rico que só queria "comer, beber e se divertir" e não tinha tempo para pensar em Deus. O homem rico achava que tinha anos de sobra para desfrutar desses prazeres, mas Deus reivindicou a sua alma naquela mesma noite. Se o homem rico tivesse aprendido a "contar seus dias", ele teria buscado ações com significado eterno. Esta parábola nos ensina que nenhum de nós sabe quantos dias nos restam, por isso não podemos desperdiçá-los com esforços tolos e egoístas que não têm qualquer valor.

O desejo de Deus para os seres humanos é que aprendamos, cresçamos e busquemos sabedoria (Provérbios 2). Quando aprendermos a contar os nossos dias, teremos esse mesmo desejo. Fomos criados para viver em comunhão com Deus, descobrindo os mistérios e maravilhas que Ele espalhou por toda a criação. O Senhor gosta de estar conosco enquanto buscamos tudo o que planejou para nós (Salmo 37:23; Efésios 2:10). Se vivermos em harmonia com Ele, a morte é simplesmente uma mudança de direção. O desfrutar do Senhor não é interrompido quando passamos para a eternidade.

Aqueles que aprenderam a contar seus dias investem tempo buscando a sabedoria, a bondade e o reino de Deus (Mateus 6:33). Não precisam temer a ira de Deus quando suas vidas na Terra terminarem. Jesus veio à terra para abrir um caminho de reconciliação com Deus para nós (2 Coríntios 5:21). Mas Ele não obriga ninguém a receber o dom da vida eterna (João 3:16-18). Quem nunca aprende a contar os dias passa a vida como se nada mais existisse. O Salmo 90 os adverte sobre o julgamento que os espera (Hebreus 9:27). Mas quando aprendemos a contar os nossos dias, vemos cada dia como um presente valioso e uma oportunidade de acumular um tesouro no céu (Lucas 12:33; Apocalipse 22:12).

English



Voltar à página principal em português

Por que devemos pedir a Deus que nos ensine a contar os nossos dias (Salmo 90:12)?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries