settings icon
share icon
Pergunta

O que significa estar em Cristo?

Resposta


Gálatas 3:26-28 nos dá uma compreensão da frase "em Cristo" e o que significa. "Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus." Paulo está falando com os cristãos na Galácia, lembrando-lhes de sua nova identidade desde que colocaram sua fé em Jesus Cristo. Ser "batizado em Cristo" significa que se identificam com Cristo, tendo deixado suas velhas vidas pecaminosas e recebendo plenamente a nova vida em Cristo (Marcos 8:34, Lucas 9:23). Quando respondemos à atração do Espírito Santo, Ele "nos batiza" na família de Deus. 1 Coríntios 12:13 diz: "Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito."

Vários lugares da Escritura se referem ao crente estando "em Cristo" (1 Pedro 5:14; Filipenses 1:1, Romanos 8:1). Colossenses 3:3 diz: "porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus." Deus é justiça perfeita. Ele não pode simplesmente ignorar ou desculpar o pecado; isso não seria justo. O pecado precisava ser pago. Toda a ira que Deus detém contra o mal foi derramada em Seu próprio Filho. Quando Jesus tomou nosso lugar na cruz, Ele sofreu o castigo que nosso pecado merece. Suas últimas palavras antes de morrer foram: "Está consumado!" (João 19:30). O que estava consumado? Não apenas a Sua vida terrena. Como provou três dias depois, ela não estava concluída (Mateus 28:7; Marcos 16:6; 1 Coríntios 15:6). O que Cristo consumou na cruz foi o plano de Deus para redimir o Seu mundo caído. Quando Jesus disse: "Está consumado", Ele afirmou que havia pago com sucesso por todos os atos de rebelião - no passado, presente e futuro.

Estar "em Cristo" significa que aceitamos o Seu sacrifício como pagamento por nosso próprio pecado. O nosso “registro criminal” contém todos os pensamentos, atitudes ou ações pecaminosas que já cometemos. Nenhuma quantidade de autolimpeza pode nos tornar puros o suficiente para garantir o perdão e um relacionamento com um Deus santo (Romanos 3:10-12). A Bíblia diz que em nosso estado pecaminoso natural somos inimigos de Deus (Romanos 5:10). Quando aceitamos o Seu sacrifício em nosso favor, Ele troca de registro conosco. Ele troca nossa lista de pecados por Sua conta perfeita que é totalmente agradável a Deus (2 Coríntios 5:21). Uma troca divina ocorre ao pé da cruz: nossa antiga natureza do pecado pela Sua perfeita (2 Coríntios 5:17).

Para entrar na presença de um Deus santo, devemos estar escondidos na justiça de Cristo. Estar "em Cristo" significa que Deus já não vê nossas imperfeições; Ele vê a justiça do Seu próprio Filho (Efésios 2:13, Hebreus 8:12). Somente "em Cristo" é a nossa dívida do pecado cancelada, nosso relacionamento com Deus restaurado e nossa eternidade garantida (João 3:16-18, 20:31).

English



Voltar à página principal em português

O que significa estar em Cristo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries